Celebração

Confira receitas para o almoço em familia da Sexta-Feira Santa

Pratos à base de peixes, como o bacalhau, e de camarão são algumas das dicas mais recomendadas para o tradicional almoço em família

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Bacalhau simples: receita leva ingredientes fáceis de encontrar no mercado
Bacalhau simples: receita leva ingredientes fáceis de encontrar no mercado (Bacalhau simples)

A Semana Santa é um período bastante propício para reunir a família, celebrar e saborear muitos pratos gostosos, principalmente no tradicional almoço da Sexta-Feira Santa. Um dos ingredientes bastante procurados são os peixes e frutos do mar, principalmente por questões religiosas. Peixes, como o bacalhau, e camarão são alguns dos itens que ganham uma infinidade de receitas para agradar todos os gostos e vão de pratos simples, tradicionais a exuberantes. Confira algumas receitas de um bacalhau simples, bolinho de arroz e bacalhau e camarão à provençal feitas pela Casa Europa e as chefs Ivy Oliveira e Aline Valluis (La Paillote).

Bacalhau simples

Ingredientes

700g (6 postas) de bacalhau
2 batatas médias lavadas e descascadas
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas finas
1/2 maço de brócolis
6 azeitonas portuguesas
2 ovos cozidos cortados ao meio
200ml de azeite extra virgem
Pimenta do reino a gosto

Obs. Essa receita serve 4 pessoas

Como preparar: Em uma travessa, coloque as batatas por baixo e depois o bacalhau. Por cima coloque as cebolas, as rodelas de pimentões e os brócolis. Regue com bastante azeite e cubra com papel alumínio. Preaqueça o forno por 5 minutos a 180 graus. Deixe assar por 25 minutos. Retire do forno e coloque as azeitonas, os ovos cozidos e a pimenta a gosto. Retorne a travessa no forno por mais 5 minutos. Retire e sirva.

Bolinho de arroz e bacalhau

Ingredientes

● 1 xícara (chá) de bacalhau cozido e desfiado
● 2 xícaras (chá) de arroz cozido
● 1 colher (sopa) de azeitonas verdes picadas
● meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado
● 2 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
● 1 colher (sopa) de fermento em pó
● 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado
● 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
● 4 ovos batidos
● óleo para fritar

Modo de preparo: Em uma tigela, coloque o arroz cozido, o bacalhau desfiado, o queijo parmesão, a azeitona e o pimentão picados, o cheiro-verde, o fermento, a farinha e os ovos. Vá acrescentando aos poucos e misture bem. Depois, aqueça óleo em fogo médio, dentro de uma panela funda. Frite os bolinhos com o auxílio de 2 colheres, para não desmanchar, e espere até dourar. Escorra sobre papel toalha e sirva ainda quentinho!

Camarão à provençal

Ingredientes

1 xícara (chá) de arroz branco (tipo agulha)
¼ de cebola picada
6 dentes de alho picados (2 para o arroz e 4 para o molho)
Sal
6 camarões limpos
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga
1 colher (sopa) de alecrim
2 colheres rasas (sopa) salsa
Pimenta-do-reino
Noz-moscada
Azeite para finalizar

Como fazer: Refogue o arroz com dois dentes de alho e cebola picadinhos. Tempere com sal e cozinhe até atingir o ponto. Reserve.

Em uma panela com água cozinhe os camarões rapidamente (cerca de 5 minutos em água fervente), escorra e passe-os na farinha de trigo.

Em uma frigideira coloque a manteiga, os camarões, sal e por último o alecrim, a salsa, os 4 dentes de alho picados, a noz-moscada e a pimenta-do-reino. O segredo é atentar-se ao tempo de fritura do camarão, que não pode demorar muito (5 minutos, no máximo) para não ficar borrachudo. Observe também a coloração do camarão, que deve ficar rosado, e das ervas, bem douradas.

Finalize o prato misturando o arroz com a manteiga de ervas do camarão e azeite. Sirva na sequência para que o camarão não perca o ponto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.