Energia elétrica

Cemar inaugura Subestação no bairro Vila Palmeira, em São Luís

Com investimento de aproximadamente R$ 8 milhões, obra deve atender pelo menos 190 mil pessoas na Vila Palmeira e em bairros adjacentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Subestação da Cemar tem o objetivo de melhorar a qualidade da energia
Subestação da Cemar tem o objetivo de melhorar a qualidade da energia (subestação)

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) inaugurou ontem a Subestação da Vila Palmeira, um investimento de aproximadamente R$ 8 milhões. A obra faz parte da torre de investimento da Cemar para o ano de 2016 e o objetivo é fortalecer a expansão do sistema elétrico na área, com o atendimento a 190 mil pessoas na Vila Palmeira, Barreto, Ivar Saldanha, santa Cruz, Racional, Coheb, Santo Antônio, Cutim, Anil e adjacências. A solenidade reuniu executivos e diretores da Cemar, secretários de Estado e lideranças comunitárias dos bairro Bom Jesus e Sacavém.

A subestação tem 4 alimentadores em 13,8 KV, com potência instalada de 26,6 MVA (Mega Volt Ampère) e com dispositivo que regula automaticamente o nível de tensão (LTC).

Segundo a Cemar, a nova subestação vai permitir atender ao crescimento do mercado; fornecer nível de tensão mais adequado, e dar maior flexibilidade entre as redes de distribuição. Os novos alimentadores da subestação estão integrados ao sistema de self-healing (Recomposição Automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica de São Luís sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Cemar.

“Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids)”, explicou o vice-presidente de Operações da Cemar, Sérvio Túlio.

Outro avanço é que a nova subestação é digitalizada, ou seja, permite a supervisão de controle remoto através do Centro de Operações Integradas (COI) da Cemar.

Para, Sérvio Túlio, a obra é de grande importância para os clientes e para a companhia. “Esta é uma obra que traz grandes benefícios, principalmente para o cliente, que perceberá a melhoria na qualidade da energia elétrica que chega à sua casa. Já para a companhia é mais um avanço e mostra o nosso empenho em fornecer energia elétrica de qualidade e continuar em destaque do ranking de desempenho de continuidade destacado pela Aneel”, ressaltou o executivo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.