Professores protestam

Docentes da rede estadual protestam

Docentes reivindicam cumprimento do acordo da Lei do Piso; Seduc diz que o governo mantém diálogo permanente com os trabalhadores por meio do sindicato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Os professores da rede pública estadual realizaram, na manhã e tarde de ontem, em frente ao Palácio dos Leões – sede administrativa do Governo do Maranhão – manifestação contra, segundo eles, a falta de cumprimento das medidas garantidas na Lei do Piso da categoria, regulamentada em 2008. Segundo os docentes, o reajuste previsto na legislação, de 11,36% para este ano aos docentes, não foi repassado pelo Governo do Maranhão.

A concentração do movimento aconteceu às 8h de ontem na Praça Pedro II. Os professores se deslocaram até a entrada o palácio, onde permaneceram até o meio-dia, com carros de som. Às 14h30, o grupo de professores – constituído aproximadamente por 100 pessoas – se dirigiu novamente à entrada do palácio.

Até às 17h30 de ontem, nenhum representante do governo esteve com o grupo para dialogar sobre os pontos de reivindicação. “ Vamos nos reunir para analisar o movimento e, em seguida, tomar as medidas que julgamos necessárias”, disse o professor Antonisio Furtado e um dos líderes do movimento.

Ainda segundo ele, por enquanto, os docentes ainda não cogitam a possibilidade de movimento grevista. “ Até o momento, não tratamos sobre o assunto pois passa, inclusive, pelo parecer do nosso sindicato. Mas quando há insatisfação de uma categoria, a possibilidade de greve sempre existe e deve ser cogitada”, afirmou Furtado.

Além dos docentes da rede pública estadual, professores do município também estão insatisfeitos com as condições de trabalho. Há alguns dias, trabalhadores da educação ligados à Prefeitura de São Luís realizaram suspensão das atividades, obedecendo a uma orientação nacional da categoria. À época do movimento, a prefeitura alegou que mantinha diálogo permanente com os docentes.

Nota da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que o governo mantém diálogo permanente com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma) para dar seguimento às ações da política de valorização dos educadores e atendimento à pauta dos professores dentro das possibilidades orçamentárias do Estado e que aguarda o Ministério da Educação emitir documento oficial sobre o índice do reajuste para este ano.

A Seduc ressalta que os professores do Sistema Estadual de Ensino do Maranhão, com licenciatura plena, recebem a segunda melhor remuneração entre as redes estaduais do país, com valor de R$ 4.985,44, para um regime de trabalho de 40 horas semanais, conforme atesta a tabela de salários do Magistério da Educação Básica, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), com base no mês de fevereiro deste ano. Já os professores com nível médio, para mesma jornada semanal, recebem a melhor remuneração final entre todos os estados brasileiros, chegando a R$ 3.356,86.

Frase

" Quando há insatisfação de uma categoria, a possibilidade de greve sempre existe e deve ser cogitada”

Antonisio Furtado

Professor e um dos líderes do movimento

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.