Papa

Papa Francisco lavará pés de refugiados em ritual na Páscoa

Vaticano informa que a cerimônia faz parte do rito da sagrada quinta-feira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Vaticano - O papa Francisco irá lavar nesta quinta-feira, 24, os pés de jovens refugiados durante o ritual de "lavagem dos pés" da semana da Páscoa, após tornar oficial que mulheres podem participar da cerimônia assim como os homens.

O Vaticano não disse se dentre os 12 refugiados que participarão do rito da sagrada quinta-feira (dia que precede a sexta-feira santa), em um asilo em Castelnuovo di Porto, ao norte de Roma, estarão não católicos.

Semanas depois de se tornar papa, o pontífice chocou católicos conservadores ao lavar os pés de mulheres e muçulmanos em um centro de detenção de jovens.

O ritual reencena o que Jesus teria feito –lavado os pés de seus apóstolos– antes de ter sido crucificado. As regras do Vaticano vetavam a participação de mulheres, argumentando que os 12 apóstolos de Jesus eram homens e defendendo o sacerdócio exclusivamente masculino.

Em janeiro, porém, o papa modificou as regras para explicitar que as mulheres podem participar da cerimônia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.