Aeroportos

Ministro da Aviação Civil determina construção de aeroportos no Maranhão

Em reunião com Sarney Filho e Rigo Teles, Mauro Lopes determinou a construção dos aeroportos de Barra do Corda, Balsas, Barreirinhas e Bacabal

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Sarney Filho conversa com Mauro Lopes, observado por Rigo Teles
Sarney Filho conversa com Mauro Lopes, observado por Rigo Teles (Sarney Filho conversa com Mauro Lopes, observado por Rigo Teles)

Brasília - O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Mauro Lopes, determinou ontem prioridade para a construção dos aeroportos de Barra do Corda, Balsas, Barreirinhas e Bacabal, no Maranhão, após reunião, em Brasília, com o líder do Partido Verde na Câmara, deputado Sarney Filho (MA) e o deputado estadual Rigo Teles (PV). “A aprovação dos projetos, que atualmente estão na fase de licenciamento ambiental, deverá ocorrer até o final de abril, de acordo com o ministro”, informou Rigo Teles.

Sarney Filho reforçou a importância das obras para o desenvolvimento do estado, já que eles funcionarão em regiões em fase de grande desenvolvimento, como Bacabal e Barra do Corda, onde a pecuária e a agricultura estão se expandindo.

O deputado Rigo Teles defendeu a importância dos novos aeroportos para o estado, destacando o de Barra do Corda. “O município está localizado numa região estratégica, a 370 quilômetros de Imperatriz e a 440 de São Luís. A previsão estimada de investimentos é de R$ 28,37 milhões, envolvendo a construção do terminal de passageiros, pista de pouso, pátio de aeronaves, entre outras obras”, explicou o deputado.

Lençóis

O aeroporto de Barreirinhas irá facilitar o acesso à região dos Lençóis Maranhenses, atendendo ao fluxo de turistas do Brasil e do exterior que procuram cada vez mais os pacotes para esta região de belezas naturais. Já o aeroporto de Balsas irá atender a região sul do estado, onde ocorre um forte crescimento do agronegócio.

Durante a audiência, o ministro Mauro Lopes convocou o secretário de Aeroportos, Leonardo Cruz e o diretor do Departamento de Gestão PROFAA da Secretaria de Avião Civil reforçando a importância e urgência dos projetos.

A construção dos aeroportos no Maranhão faz parte do Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos, anunciado pelo Governo Federal, em dezembro de 2012. Para a execução do programa, a Secretaria de Aviação Civil celebrou contrato com o Banco do Brasil, em 2013. As primeiras fases já foram concluídas: os estudos de viabilidade técnica; o detalhamento dos investimentos, e agora, estão em fase de conclusão os licenciamentos ambientais e ensaios de sondagem.

Frase

“A aprovação dos projetos, que atualmente estão na fase de licenciamento ambiental, deverá ocorrer até o final de abril, de acordo com o ministro”

Rigo Teles

Deputado estadual do Partido Verde

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.