Semana Santa

Feriado da Páscoa muda rotina no comércio e órgãos

Confira o que funciona ou não de hoje até a Sexta-Feira Santa; Judiciário para a partir de hoje

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Está chegando mais um feriado prolongado e sempre paira aquela dúvida sobre o que vai funcionar durante os dias parados. Para alguns, o feriado já começa hoje. Outros seguem trabalhando até mesmo na Sexta-feira Santa.
Vale destacar que os serviços essenciais, como hospitais de urgência, emergência e plantões de delegacias funcionam normalmente. l

Confira o que ficará fechado em cada dia


Hoje, 23

O expediente no Judiciário do Estado do Maranhão será suspenso nos dias 23, 24 e 25 de março (Semana Santa). As datas estão relacionadas na Resolução nº 039/2015, publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJe). Os prazos processuais iniciados ou encerrados nesse período serão automaticamente prorrogados para segunda-feira, 28.

Para o atendimento das demandas urgentes – habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares – ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da justiça de 2º Grau. O desembargador Lourival Serejo é o plantonista até domingo, 27.

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) também decretou ponto facultativo já nesta quarta-feira.

Quinta, 24

Órgãos governamentais estaduais e municipais param suas atividades a partir de hoje, com a declaração de ponto facultativo. No governo do estado, o calendário de Feriados e Pontos Facultativos é estabelecido por meio do Decreto de nº 31.473, de 18 de janeiro de 2016. Nesses dois dias, funcionam apenas serviços essenciais, como hospitais de urgência, emergência e plantões de delegacias.

Algumas lojas, como a Potiguar, funcionam somente até às 14h.


Sexta, 25

Feriado em todas os setores. Comércio, bancos, supermercados, órgão públicos estão fechados.

As contas com vencimento marcado para esta data como contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês poderão ser pagos no próximo dia útil subsequente, dia (28/3), sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Nos shoppings centers apenas as praças de alimentação e redes de cinema funcionam a partir do meio dia.

Serviços essenciais, como hospitais de urgência, emergência e plantões de delegacias funcionam normalmente.


Sábado, 26

Comércio, shoppings, supermercados funcionam normalmente conforme convenções pré-determinadas. Em alguns locais, como a Rua Grande e Centro até às 14h.


Domingo, 27

Funcionamento normal conforme convenção pré-determinada. Supermercados e comércios de rua funcionam até às 14h. Shoppings tem funcionamento normal.


Segunda-feira, 28

O atendimento retorna à normalidade na segunda-feira, 28.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.