Comemoração

Dia Mundial da Água é celebrado com ação no Bom Menino

Intenção foi levar às novas gerações a consciência sobre a importância da preservação do precioso líquido, que precisa ser utilizado com moderação

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

No Dia Mundial da Água, celebrado ontem, cer­ca de 400 crianças de uma escola pública e outra particular de São Luís assistiram à palestra sobre a importância da preservação da água. A atividade foi realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), com o objetivo de despertar nas novas gerações a consciência de que a água é um bem precioso, que precisa ser utilizado com moderação.

As atividades aconteceram no Parque do Bom Menino, centro de São Luís. As crianças são alunos do Colégio Batista Ludovicense e da Unidade de Ensino Básico (UEB) Justo Jansen, localizada na Rua Cândido Ribeiro, Centro. As crianças fizeram um passeio ecológico pelo parque, aprenderam um pouco sobre as plantas nativas e da flora da capital, entre outros temas ligados ao meio ambiente.

Mas a principal programação de ontem era uma palestra com educadores ambientais da Semmam sobre a água. “Estamos falando para as crianças sobre a distribuição da água no planeta, os usos dela e as ameaças à sua preservação, como o assoreamento dos rios e o despejo de lixo e esgoto em seu leito, provocando a poluição”, afirmou o educador ambiental Janaque Nunes Passinho.

Durante a palestra, as crianças tiveram de testar seus conhecimen­tos respondendo a questões sobre o tema da palestra. Ana Beatriz de Oliveira, de 8 anos, respondeu por que a água está se tornando um recurso natural escasso. “Porque as pessoas demoram muito no banho, deixam a torneira aberta, lavam as ruas com água da mangueira e não se lembram que a água que a gente gasta pode fazer falta para outra pessoa”, disse.

LEIA TAMBÉM:
Rios poluídos e reaproveitamento marcam dia da água em São Luís
Apesar das chuvas, nível do Batatã ainda está abaixo do esperado


É exatamente esse tipo de consciência que a Semmam quer despertar nas futuras gerações. “Os adultos são mais difíceis de mudar seus hábitos e de se reeducarem, mas as crianças podem aprender e mobilizarem suas famílias, sua escola, seus amigos. Precisamos garantir água para as futuras gerações e ensiná-las a usar esse recurso com sabedoria”, comentou Janaque Nu­nes Passinho.

O Dia Mundial da Água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992. Todos os anos, a data é destinada à discussão sobre os diversos temas relacionadas a esse importante bem natural.

Os dez mandamentos para economizar água:

1 - No banho: se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2 - Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Economize 3 litros de água.

3 - Na descarga: verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

4 - Na torneira: uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5 - Vazamentos: um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

6 - Na caixa d’água: não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7 - Na lavagem de louças: lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheia.

8 - Regar jardins e plantas: no inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9 - Lavar carro: com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina de lavar louça.

10 - Na limpeza de quintal e calçadas use vassoura: se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.