Igualdade de gênero

Concurso premiará produções sobre igualdade de gênero

Evento promovido pela Plan, no Teatro Cidade de São Luís, terá ainda exibição de filme, lançamento de projeto e debates sobre igualdade de gênero

O Estadoma.com, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Premiação de concurso sobre igualdade de gênero ocorrerá no Teatro da Cidade de São Luís
Premiação de concurso sobre igualdade de gênero ocorrerá no Teatro da Cidade de São Luís (teatro da cidade)

Serão conhecidos hoje (23), a partir das 15h, no Teatro da Cidade de São Luís, no Centro, os vencedores do concurso "Por ser Menina: Posso conquistar o mundo", promovido pela Plan Internacional do Brasil, que tem como objetivo promover a igualdade de gênero. Dividido em duas categorias (Produção Textual e Desenhos Criativos), o Concurso contou com a participação de 200 jovens entre 7 e 18 anos, matriculados nas redes comunitária, municipal e estadual de ensino de três municípios maranhenses.

Agora, oito jovens, do primeiro ao quarto colocado de cada categoria, ganharão: um tablet, um smartphone, uma câmera fotográfica e um celular, respectivamente. Serão vencedores, aqueles trabalhos que mais provoquem reflexão sobre a igualdade de gênero no Brasil.

O evento ainda contará com o lançamento do projeto Escola de Líderes, que visa mobilizar e formar adolescentes de seis municípios do Maranhão por meio de uma metodologia de empoderamento e participação cidadã. De acordo com a pesquisa Por Ser Menina, realizada pela Plan, o contexto da garantia de direitos humanos na maioria dos municípios mostra que a realidade das meninas ainda é pouco conhecida e reconhecida pela sociedade. Desta forma, o projeto tem como objetivo criar um espaço seguro para as meninas, oferecendo-lhes ferramentas para ampliar suas oportunidades e desenvolver suas habilidades para tomar decisões e também para reduzir os riscos de violência e prevenir gravidez e/ou matrimônio precoce.

“Nosso objetivo é capacitar as meninas e enquanto defensoras da própria causa”, afirma Creuziane Barros, gerente da Unidade de Programas da Plan, em São Luís.

Ainda será exibido o documentário “Essa é Minha Vez”, que conta a história de nove meninas, das cinco regiões do Brasil, sob suas perspectivas, abordando questões de violência, desigualdade, preconceito, pobreza, exclusão, entre outros desafios. O vídeo está disponível no canal do Youtube Plan Brasil TV e conta com a participação de duas meninas maranhenses: Luana, de São Luís, e Irlane, de Codó, que viajou para Nova Iorque, em setembro de 2015, representando mais de 500 meninas de todo o mundo participantes do projeto “Essa é Minha Vez”. Nos Estados Unidos, ela participou da Assembleia Geral da ONU, onde entregou a “Declaração das Meninas do Brasil” para autoridades no evento. O vídeo da Conferência Livre Estadual de Políticas para as Meninas do Maranhão, realizada em novembro passado pela Secretaria de Estado da Mulher em parceria com a Plan International Brasil também será exibido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.