Saúde

Alongamento evita lesões e é fundamental para a flexibilidade

Segundo o preparador físico e sócio proprietário da BHappFit, Bruno Leal, o alongamento pode ser feito a qualquer momento do dia

Estadão Conteúdo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
Alongamento aumenta flexibilidade
Alongamento aumenta flexibilidade (alongamento)

RIO DE JANEIRO - Com o passar dos anos é natural que o corpo humano comece a dar sinais de que as coisas já não são como eram antes. Um claro exemplo é a tendência que as pessoas têm de perder a amplitude dos movimentos ao longo do tempo. Para retardar ou até mesmo melhorar esses efeitos, é muito importante realizar atividades que estimulem esses ganhos como trabalhos de alongamento e de mobilidade articular. Além dos benefícios já citados, a prática constante também é essencial na prevenção de lesões, se executada corretamente.

Segundo o preparador físico e sócio proprietário da BHappFit, Bruno Leal, o alongamento pode ser feito a qualquer momento do dia. "Muitos gostam de realizar a prática logo ao acordar e garantem que esses minutinhos mudam o dia. Mas ele também pode ser feito dentro de uma modalidade como yoga, pilates e até mesmo musculação", afirma. De acordo com o profissional, o mais importante é se preocupar apenas com os limites de cada um para não haver consequências. "É imprescindível lembrar que fatores como intensidade, progressão e posicionamento da coluna são fundamentais para a segurança do praticante. Por isso, essa atividade deve ser prescrita por uma profissional da área", completa.

Democrática, a atividade pode ser executada em qualquer lugar e por qualquer faixa etária. "É comum vermos pessoas mais velhas com dificuldades em executar tarefas básicas do cotidiano por causa da falta de flexibilidade. Por isso, todos devem fazer um trabalho direcionado de melhora nesse sentido, no mínimo duas vezes por semana", explica Philippe Happ, personal trainer e sócio proprietário da BHappFit. Vale lembrar que muitas vezes esse trabalho pode ser desenvolvido até mesmo dentro das séries de musculação, onde existem vários exercícios que trabalham com grande arco de movimento, o que consequentemente trabalha a flexibilidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.