Caixa-preta de avião

Rússia extrai dados de caixa de avião após acidente que matou 62

Especialistas conseguiram extrair áudio da cabine do piloto; gravador de voz ficou seriamente danificado, mas trabalho foi concluído

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Moscou - Investigadores russos disseram ontem que conseguiram extrair dados de um danificado gravador de voz da cabine do piloto encontrado no local em que caiu um avião no sul daRússia no fim de semana, matando todas as 62 pessoas a bordo.

O gravador de dados de voo da aeronave sobreviveu praticamente intacto, mas o gravador de voz da cabine – que deve esclarecer as conversas finais do piloto – ficou seriamente danificado, levando as autoridades a dizerem inicialmente que poderia levar semanas repará-lo.

"Já retiramos a memória das caixas pretas, estamos trabalhando nisso", disse o porta-voz do Comitê de Aviação Interestadual, que está investigando a queda, à Reuters. "A decodificação das duas caixas-pretas pode levar entre várias semanas e vários meses", afirmou. Até agora não há nenhum sinal de ataque contra a aeronave.

Segurança

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, ordenou que as autoridades analisem se os regulamentos de segurança da aviação da Rússia precisam ser reforçados depois da queda, que aconteceu quando o Boeing 737-800 tentava pousar em um aeroporto regional em meio a uma ventania forte.

Questionou-se por que a aeronave foi adiante com suas tentativas de pouso quando outro avião que seguia para o mesmo aeroporto pouco tempo antes havia sido desviado para outro local devido ao clima ruim.

O avião acidentado, operado pela Flydubai, companhia aérea de baixo custo sediada em Dubai, caiu nas primeiras horas do sábado passado no aeroporto de Rostov-on-Don, no sul russo, em sua segunda tentativa de pouso depois de partir de Dubai.

O governo de Dubai declarou no Twitter que a Flydubai irá retomar os voos de Rostov-on-Don na terça-feira. O ministro dos Transportes russo, Maxim Sokolov, disse que outros voos de e para a cidade já foram retomados. O aeroporto ficou fechado durante algum tempo após o acidente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.