Desafios

Coreia do Norte volta a desafiar Seul e Washington com mísseis

Para o governo da Coreia do Sul, é um novo ato de desafio do país vizinho;nas últimas duas semanas, Pyonygang realizou vários disparos similares

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49

Pyongyang - A Coreia do Norte disparou cinco mísseis de curto alcance no mar ontem, denunciou a Coreia do Sul, em novo ato de desafio ao país vizinho e aos Estados Unidos, o principal aliado do governo de Seul.

De acordo com as autoridades sul-coreanas, os disparos provavelmente são uma resposta aos exercícios militares anuais que Seul e Washington praticam na região entre fevereiro e março.

Nas últimas duas semanas, Pyonygang realizou vários disparos similares, além de fazer inúmeras ameaças nucleares aos rivais, pelo mesmo motivo. Os lançamentos desta segunda ocorreram nas proximidades da cidade norte-coreana de Hamhung.

Na última sexta,18, a Coreia do Sul já havia denunciado que o governo de Pyongyang fizera seu primeiro teste balístico de médio alcance, algo que não acontecia desde o início 2014. Os norte-coreanos também dizem ter realizado um teste nuclear no início de janeiro. No entanto, é impossível confirmar a veracidade da alegação.

A atitude da Coreia do Norte nas últimas semanas fez com que o Conselho de Segurança da ONU aprovasse as mais duras sanções contra o país em duas décadas. No entanto, tais represálias internacionais muitas vezes não surtem efeito.

Horas mais tarde, ativistas sul-coreanos anunciaram que enviarão à Coreia do Norte 10 milhões de panfletos contra o regime de Pyongyang por meio de balões de hélio. Em outubro de 2014, quando foi feita iniciativa similar, soldados norte-coreanos começaram a atirar nos balões, provocando umtiroteio entre os dois lados da fronteira.

De acordo com o ativista Park Sang-hak, os balões serão lançados do parque Imjingak no próximo sábado (26). O governo da Coreia do Sul ainda avalia se dará autorização para a iniciativa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.