Coluna/ Passaporte

Turismo religioso em destaque

Os municípios de São José de Ribamar, Brejo da Madre Deus (PE), Aparecida do Norte e Guaratinguetá (SP) atraem milhares de fiéis o ano todo

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h49
A fachada da Igreja de São José de Ribamar é muito simples
A fachada da Igreja de São José de Ribamar é muito simples

O turismo religioso é um segmento que tem crescido bastante nos últimos anos e serve, também, para contar um pouco da história, cultura, arquitetura e aquece a economia de muitas cidades brasileiras. Uma movimentação intensa de pessoas que se deslocam de várias regiões, motivadas pela fé, até um destino e permanecem por horas ou dias nesses locais. Com a proximidade da Semana Santa, muitos fiéis vão atrás de lugares e atrações que possam proporcionar momentos de renovação cristã. O Brasil conta com diversos eventos religiosos, procissões, festas de padroeiros e igrejas com grandes tradições. Não importa o tamanho ou a localização da cidade, o mais importante para os visitantes é o valor espiritual da localidade. Entre os destinos mais procurados do nosso país, estão os municípios paulistas de Aparecida do Norte e Guaratinguetá, ambos na região conhecida como Vale do Paraíba; a cidade cearense de Juazeiro do Norte; Brejo da Madre Deus, no estado de Pernambuco, onde acontece o gigantesco espetáculo da “Paixão de Cristo”, em Nova Jerusalém; e a cidade balneária de São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luís, no Maranhão.

Distante apenas 30 minutos do centro da capital maranhense, São José de Ribamar é o terceiro município mais populoso do Maranhão e tem como destaque o setor do turismo, em especial o religioso. A cidade, que é sinônimo de fé, paz e tranquilidade, tem também muitos outros atrativos, como suas belas e primitivas praias, uma deliciosa gastronomia à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito), muitas lendas e histórias girando em torno da figura do santo padroeiro do estado. Segundo a lenda, a Igreja Matriz teria desabado duas vezes antes de ser construída de frente para o mar, como era a vontade do santo.

A fitinha é a principal lembrança adquirida pelos visitantes.
A fitinha é a principal lembrança adquirida pelos visitantes.


Todos os anos, no mês de setembro, Ribamar, como a cidade é mais conhecida pelos maranhenses, recebe milhares de turistas, de vários lugares do mundo, que se misturam aos moradores da cidade e celebram juntos uma grande festa em homenagem ao santo padroeiro. O interior da Igreja Matriz é bem simples e transmite uma sensação de harmonia e paz. Logo após a missa de domingo, acontecem os batismos de crianças e, do lado de fora da igreja, o “benzimento” de veículos. Uma longa fila de carros novos, e outros nem tanto, é rapidamente formada. Uma maneira de agradecer ao santo pela conquista. Segundo a tradição, quem é batizado em São José de Ribamar tem vida longa e feliz. A cidade conta com uma boa estrutura de bares, pousadas e res­taurantes, abertos dia e noite. Vale a pena visitar.


Mais cidades
O município pernambucano de Brejo da Madre Deus passaria quase despercebido se lá não acontecesse a mundialmente conhecida “Paixão de Cristo de Nova Jerusalém”, na Fazenda Nova, onde é montado o maior teatro ao ar livre do planeta. Distante 202 km de Recife, a cidade é invadida por turistas de várias partes do mundo para conhecer de perto uma peça, formada por mais de 500 artistas, nove palcos, lagos artificiais e 70 torres.
A cidade de Guaratinguetá (SP), onde nasceu Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil, vem recebendo um número cada vez maior de fiéis, que vão em busca de informações sobre a vida, obra e milagres do Frei Galvão. Com o anúncio da canonização em maio de 2007, pelo então papa Bento XVI, o turismo no município passou a ser uma das principais fontes de renda da população e começou a receber uma atenção toda especial do governo.
Bem ao lado de Guará, como a cidade é carinhosamente chamada pelos seus moradores, fica Aparecida do Norte, onde é “guardada” a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Juntas, as cidades desenvolveram um destino denominado “Circuito da Fé”, que movimenta uma grande quantidade de turistas durante o ano todo, em especial, no mês de outubro, quando acontecem as festividades em torno da santa.

A Basílica de Aparecida é bem estruturada e recebe diariamente milhares de fiéis
A Basílica de Aparecida é bem estruturada e recebe diariamente milhares de fiéis

Dicas importantes

As melhores datas para se visitar santuários e cidades religiosas são os períodos de festividades ligadas ao Santo(a). Nessas épocas, as cidades apesar de lotadas, ficam decoradas e contam com diversas programações. É bom consultar as paróquias ou pedir informações aos agentes turísticos, sobre datas, acomodações, trajetos e clima no período de visitação. O contato da Central de Informações do Santuário Nacional de Aparecida é (12) 3104-1504. Em todas as localidades, várias lembrancinhas, adornos, peças e vários presentes temáticos são bastante comuns.
As “fitinhas” dos pedidos são unanimidades entre os itens mais comercializados. É comum o visitante encontrar os “pagadores de promessas”, que em muitos casos realizam pequenos autoflagelos. Ajudá-los a carregar os objetos é uma ofensa e não se deve questionar a sua ação. Para quem for visitar a cidade de São José de Ribamar, o melhor dia é o domingo pela manhã.
O caminho de São José, com a Concha Acústica, a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes e as estátuas gigantescas de São José, pode ser feito em menos de meia hora numa caminhada em frente ao Santuário de São José de Ribamar. Por lá, tudo é perto.

Como chegar

Aparecida do Norte e Guaratinguetá ficam, aproximadamente, a duas horas da capital paulista e a melhor forma de se chegar nesses destinos é de carro ou ônibus, que saem de hora em hora do Terminal do Tietê. Preço médio das passagens: R$ 33,00. Quem preferir viajar em carro próprio é só seguir pela Via Dutra. www.viacaocometa.com.br ou www.passaromarron.com.br. Para quem desejar visitar São José de Ribamar, a maneira mais fácil de chegar é pela MA-201. Seja vindo pelo Araçagi ou pelo Maiobão.

NA BAGAGEM

Chineses encantados

A secretária-adjunta de Turismo do Maranhão, Delma Andrade, apresentou na quarta-feira, 16, no Senado Federal, em Brasília, durante um seminário promovido pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, as potencialidades do estado para um grupo de chineses, entre eles, o presidente da Academia Chinesa de Turismo, Bin Dai. O encontro faz parte de um plano de ação para atrair parcerias com investidores da China. O objetivo é certificar internacionalmente empresas maranhenses e aumentar o turismo de negócios e lazer no Maranhão. A iniciativa é altamente vantajosa para o intercâmbio de boas práticas e abre as portas para a promoção do nosso destino.

Feiras de turismo

A capital paulista e a cidade de Campinas sediam, nos próximos dias, dois grandes eventos do setor turístico. De 29 a 31 deste mês, acontece na Expo Center Norte, a WTM (World Travel Market) Latin América 2016 e o 45º Encontro Comercial Braztoa, que reunirão os principais operadores e empresas ligadas ao turismo da América Latina. Já nos dias 8 e 9 de abril, as atenções do setor se voltam para a 39ª Feira das Agências de Viagens do Interior de São Paulo (Aviesp), que acontece na cidade de Campinas. Dias movimentados pelas bandas de lá.

O Caribe da Rota das Emoções

Com a construção da estrada que liga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao Delta do Rio Parnaíba e litoral do Piauí, muitos maranhenses e paraenses estão indo passar o feriado da Semana da Santa, na região conhecida como “Caribe Piauiense”. O município de Luis Correia conta com praias paradisíacas, tranquilas e uma excelente estrutura para receber seus visitantes, com qualidade. Entre elas, o Carnaubinha Praia Resort se destaca na cidade. Além dos apartamentos de frente para um mar incrivelmente verde, parque aquático, restaurante requintado e atendimento diferenciado, o local conta, ainda, com passeios de quadriciclos e catamarã. Tudo para deixar seus hóspedes, no verdadeiro paraíso. www.carnaubinhapraiaresort.com fone (86) 3323.4068.

A mais bela rodovia do país

Por falar em estrada, a continuação da rodovia MA-402, que interligará as cidades de Barreirinhas e Paulino Neves, já permite o trânsito de veículos leves e motocicletas. Na semana passada, nossa equipe passou por lá em um veículo 4x2, sem tração e constatou, que depois de concluído, esse importante acesso, será um dos mais lindos do Brasil, pois fica ao lado de dunas, lagoas, vegetação nativa e praias primitivas. As obras estão em avançado estágio de execução e o tempo de viagem entre São Luís e o litoral do Piauí e Ceará, já diminuiu bastante.

Expectativa no trade de São Luís

O trade turístico de São Luís aguarda com muita expectativa, o feriado da Semana Santa. Se durante o último Carnaval, a taxa de ocupação hoteleira foi baixa na capital maranhense, a torcida é para que o feriadão possa lotar nossa cidade de turistas. As reservas confirmadas ainda são tímidas. Espera-se que no decorrer desta semana esse número aumente e nossas praias possam receber um bom número de visitantes. É o que queremos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.