Páscoa

Semana Santa aberta com celebrações do Domingo de Ramos

Missas especiais foram realizadas em diversas paróquias de São Luís, marcando o início do período, de acordo com o calendário católico

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - As celebrações em torno da Semana Santa foram abertas oficialmente na manhã de ontem, Domingo de Ramos. As igrejas católicas de São Luís atraíram muita gente para a tradicional Missa de Ramos, que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O evento é mencionado nos quatro Evangelhos canônicos: Marcos, Mateus, Lucas e João. As paróquias seguirão uma programação especial até o Domingo de Páscoa (27).

O Domingo de Ramos é assim chamado porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão onde Jesus passava, montado em um jumento. Com folhas de palmeiras nas mãos, o povo o aclamava “Rei dos Judeus”, “Hosana ao Filho de Davi’ e “Salve o Messias”.

Na paróquia de São Francisco de Assis, no bairro São Francisco, a celebração foi conduzida pelo Frei Valdo Nogueira, que abriu as orações logo após a Procissão de Ramos, que partiu da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Jaracati. Casais, famílias inteiras e pessoas que costumam frequentar a igreja aos domingos entoaram cânticos e fizeram orações. A maioria segurando um ramo nas mãos.

“É uma missa muito bonita e venho todos os anos, pois a Páscoa para mim é uma das datas mais importantes do calendário cristão”, disse dona Graça Barbosa, moradora do São Francisco.

De acordo com Claydson Miranda, que integra a equipe da Pastoral da Comunicação da Igreja de São Francisco de Assis, no Domingo de Páscoa serão celebradas duas missas especiais, uma vez que nessa data um número maior de pessoas procura as igrejas. A primeira acontecerá às 8h30 e a segunda, às 19h. “Logo, eu convido a todos os cristãos para virem à igreja e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Não somente as pessoas que moram nas proximidades, mas pessoas de todos os bairros de São Luís”, convidou Claydson Miranda.

Na Catedral Metropolitana de São Luís, a missa foi conduzida pelo padre César de Sousa, que recebeu grupos de católicos para a celebração. À noite, houve outra missa especial em homenagem ao Domingo de Ramos. O padre leu os ensinamentos da Bíblia e mencionou trechos que remetem à Páscoa e à entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

“Acredito que esta é uma Páscoa especial, pois que devemos refletir sobre tudo o que nós brasileiros estamos passando e nada melhor do que vir à igreja pedir dias melhores para o Brasil”, disse o professor Hidelfonso Nogueira, que acompanhou a celebração.

Saiba Mais

Domingo de Ramos é tradição

Os ramos santos fazem os cristãos lembrarem que são batizados, filhos de Deus, membros de Cristo, participantes da Igreja, defensores da fé católica, especialmente nestes tempos difíceis em que esta é desvalorizada e espezinhada. Os ramos sagrados que levam para suas casas, após a missa, lembram-nos de que estão unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo: a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.