Gestão

Mercado da Liberdade em busca de melhorias

Nova gestão quer ampliar serviços de segurança e limpeza para atrair consumidores para o local; ambiente inóspito dificultava as vendas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
O administrador do Mercado da Liberdade, Walasse Godinho observa o espaço
O administrador do Mercado da Liberdade, Walasse Godinho observa o espaço (Mercado da Liberdade)

SÃO LUÍS - Quando se fala em feiras e mercados públicos de São Luís, muitas vezes a imagem que vem à mente é de locais sujos e com forte odor de restos de alimentos que ficam espalhados pelo chão e que atraem animais para as proximidades. Contudo, no Mercado da Liberdade, há um desafio para mudar essa realidade, depois de ações que foram implantadas para atrair novamente os consumidores para o espaço. Além disso, as pessoas que frequentavam o espaço tinham de conviver com a falta de segurança, uma vez que o mercado está localizado em um bairro onde há grande quantidade de crimes.

De acordo com Walasse Ribeiro Godinho, atual administrador do Mercado da Liberdade, o espaço dispõe hoje de um sistema de videomonitoramento composto por 24 câmeras instaladas na parte interna e externa do mercado. Além disso, quatro seguranças privados reforçam a vigilância. Homens da Polícia Militar (PM) também fazem rondas diariamente no local.

A limpeza é feita diariamente pelos funcionários do mercado e pelos feirantes. Uma empresa especializada faz serviços de higienização a cada 10 dias no espaço. Outras ações também foram colocadas em prática, como a reativação do poço artesiano do mercado; restauração das calçadas; reforma dos banheiros; e instalação de uma minienfermaria.

Godinho disse que essas ações realizadas com o aval da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), mas com os recursos próprios da feira, que são obtidos por meio das taxas pagas diariamente pelos feirantes à administração, em valores que variam de R$ 1,75 a R$ 4,50.

Outras atividades ainda se fazem necessárias, mas são de competência da administração municipal, como a instalação de exaustores nos telhados, para melhorar a ventilação do ambiente e a retirada de vendedores nas calçadas do mercado, atividade que deve ser realizada pela Blitz Urbana.

Reformas

No ano passado, a Justiça determinou que a Prefeitura de São Luís reformasse 27 feiras da cidade. A decisão atendia a uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público Estadual (MP), na qual foram constatadas diversas irregularidades que põem em risco a segurança das pessoas que trabalham e frequentam esses espaços. A sentença, inicialmente proferida em junho de 2012, é resultado de Ação Civil Pública (ACP) ajuizada em 2001 pelo Ministério Público.

Por meio de nota, a Semapa informou que tem realizado reparos no Mercado da Liberdade, a exemplo da mudança completa na instalação elétrica, pintura na parte interna e externa, mudança na estrutura do piso e refeito o sistema hidráulico.

A Semapa ressaltou que o mercado recebe higienização cinco vezes por dia, no período da manhã. A secretaria comunicou ainda que tem projetos sendo elaborados para melhorias em outros mercados, como do Anjo da Guarda e Bom Jesus.

Mais

Estrutura atual do mercado

Atualmente existem cerca de 400 boxes dentro do Mercado da Liberdade. A maior movimentação de consumidores no local acontece às sextas-feiras, sábados e domingos, quando cerca de 2 mil pessoas passam no mercado durante esses três dias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.