Abandono

Reserva do Itapiracó tem problemas de manutenção

Mato crescido, luminárias quebradas e perigo de assaltos estão entre as reclamações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Desportistas, praticantes de caminhada e pessoas que apreciam estar em contato com a natureza reclamam do estado de conservação da Reserva do Itapiracó, bastante movimentada durante a semana e aos sábados e domingos, principalmente ao cair da tarde. As reclamações dizem respeito ao mato crescido e às luminárias danificadas, que não são repostas.

Ontem, o pedreiro Ribamar Nascimento, que mora nas proximidades, levou a filha para brincar no espaço, mas facilmente notou que até as placas de orientações quase não são vistas, porque o mato está encobrindo-as. “Eu observei isso e, na verdade, do início ao fim está desse jeito. O mato deveria ser podado, pois estamos numa área de mata e é natural que as árvores cresçam, mas como foi urbanizado, deveria estar sendo cortado de vez em quando”, disse.

O mesmo observou o metalúrgico Juciê Leite, que aproveitava o domingo para andar de bicicleta. Juciê contou que costuma frequentar o local e, ultimamente, tem observado a questão do mato, além de outros problemas. “Tenho observado também que aqui está um pouco perigoso, não somente à noite, quando a iluminação não é das melhores, mas também durante o dia, com assaltos e outras ocorrências, inclusive bastante graves”, disse Juciê Leite.

Em alguns trechos, a falta de poda de árvores é bastante visível e é possível observar inclusive galhos pendendo e prestes a cair, o que se torna um perigo para quem vai ao local. Em outros trechos, o mato avança para a calçada. Muita gente inclusive já deixou de ir a reserva por causa desses problemas. “Infelizmente, a gente acaba se desestimulando por causa do perigo que corremos. Em algumas áreas, a gente observa que há uns caminhos e não sabemos quem vai surgir lá de dentro. Em minha opinião, isto aqui era para ser mais bem vigiado e iluminado”, reclamou a universitária Renata Abreu, moradora do bairro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.