Fifa

Queda de braço por Copa América

Briga pelo cargo de secretário-geral agitam política na Fifa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

RIO DE JANEIRO

Rumores de que a Fifa planeja nomear um secretário-geral que atue no futebol dos Estados Unidos para o lugar do atual interino, Markus Kattner, estão ganhando força nos últimos dias. Kattner, de acordo com relato de funcionários, já começou a encaixotar seus pertences e organizar sua saída da sala de secretário-geral nos últimos dias. Ao mesmo tempo, uma queda de braço nos bastidores da entidade vem se acirrando entre o representante americano no Comitê Executivo, Sunil Gulati (foto), e o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez. O motivo é a Copa América Centenário, uma edição especial da competição que acontecerá neste ano, nos Estados Unidos.

Gulati tenta assumir controle de boa parte da competição, o que tem incomodado o dirigente sul-americano que, por sua vez, vem procurando estreitar a relação com o novo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e barrar a interferência do "rival". Presidente da US Soccer, Gulati tem uma certa vantagem na briga por conhecer Infantino desde muito antes de sua vitória na Fifa.

Os Estados Unidos votaram, no primeiro turno da eleição do dia 26 de fevereiro, no príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia, mas apoiaram o ex-secretário-geral da Uefa no segundo turno. A vitória de Infantino foi determinada justamente pelos votos que inicialmente foram para o príncipe. Há quem diga que Gulati mira o cargo de secretário-geral, enquanto possíveis nomes são mantidos em total sigilo. Infantino não quer um europeu no cargo. Escolhe entre dirigentes da África e das Américas. Mas tendência é que seja apontado um executivo da Concacaf.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.