Tudo como dantes...

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Praticamente nada mudou no último dia do prazo da janela partidária para quem quisesse mudar de legenda com vistas às eleições de outubro. Quem já havia pulado a janela manteve. E dos que ainda tinham possibilidade de mudança – Bira do Pindaré (PSB), João Castelo (PSDB), Andrea Murad e Fábio Câmara (ambos do PMDB) – apenas Eliziane deixou o Rede Sustentabilidade e Wellington do Curso saiu do PPS. Mas nem um nem outro anunciaram novo destino. Eliziane deve voltar exatamente ao PPS, mas tem até o dia 2 de abril para efetivar o retorno. “Não sei”, disse Wellington, sobre o futuro partidário.
O fechamento da janela, na sexta-feira, 18, indica que o candidato do PSB será mesmo Bira do Pindaré; Castelo ainda sonha em garantir a legenda do PSDB e Andrea Murad e Fábio Câmara vão disputar a convenção do PMDB.
A partir de agora, erros e acertos partidários de cada um se refletirão a partir do dia 25 de julho, quando começa o prazo para convenções partidárias. Mas nenhum desses nomes tem garantias para ser candidato, o que significa muitas idas e vindas até lá, com muitas repercussões na mídia.
Como Rose Sales já havia deixado o PV na semana passada, os dois únicos candidatos já confirmados na disputa pela Prefeitura de São Luís são o próprio prefeito Edivaldo Júnior (PDT) e o ex-vereador João Bentivi.
Na lista dos partidos indefinidos estão gigantes como PMDB, PT, PSDB, PV e PSB. No PSB, Bira ainda vai ter que se resolver com o senador Roberto Rocha; Eliziane não terá retorno fácil ao PPS, e os dois peemedebistas ainda terão que se ajustar para evitar novo racha na legenda.
A indefinição, obviamente, beneficia o prefeito, que já está no cargo e com maiores atrativos para formar alianças.

Imune
A deputada Eliziane Gama não precisa usar necessariamente a janela aberta pelo Congresso para mudar de partido.
Como foi eleita pelo PPS e hoje faz parte do Rede, ela já está legalmente imune à perda de mandato por infidelidade partidária.
Nesse caso, a data final para a mudança de partido – se ela quiser mesmo ser candidata a prefeita de São Luís – é 2 de abril.

Azedou
Não convidem para o mesmo Restaurante Popular o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e o secretário de Desenvolvimento Social, deputado Neto Evangelista (PSDB).
O tucano, que pretende ser candidato a prefeito de São Luís, anda chateado com o pedetista depois da inauguração do Restaurante Popular do São Francisco.
Evangelista acha que o prefeito agiu de má-fé ao divulgar sua presença no evento, sem citar que o benefício é da Sedes.

Recordista
A Companhia de Saneamento Ambiental do Marahão (Caema) foi uma das recordistas em reclamações de consumidores em 2015.
Ranking divulgado nesta semana pelo Procon, aponta que o órgão é o terceiro colocado dentre as mais criticadas, perdendo apenas para a Oi Fixo e para a Oi Móvel.
No ano passado, a Caema recebeu, segundo o órgão de defesa do consumidor, 135 reclamções fundamentadas e não atendidas.

Cizânia
A Caema é também foco de cizânia entre o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e outro pré-candidato a prefeito da base do governador Flávio Dino (PCdoB): Bira do Pindaré (PSB).
O socialista é apontado como aliado do atual presidente da companhia, o advogado Davi Telles.
Para auxiliares de Edivaldo Júnior, decorre dessa proximidade o fato de que a Caema parece fazer questão de abrir buracos em ruas recentemente asfaltadas pela Prefeitura.

Nada disso
O Governo do Estado negou ontem, em contato com a coluna, uma informação que circulava desde cedo a respeito de apoio às manifestações de grupos pró-Dilma.
Textos disseminados por aplicativos de trocas de mensagens davam conta de que o governo bancaria o aluguel de ônibus para transportar manifestantes do interior para a capital.
- Faz parte da campanha histérica contra Dilma, Lula, PT, Constituição Federal - reagiu o secretário de Estado da Comunicação de Assuntos Políticos, Márcio Jerry (PCdoB).

Publicidade
O juiz Marcelo Santana, titular da 1ª Vara de Lago da Pedra, condenou a prefeita da cidade, Maura Jorge, por uso de publicidade institucional para promoção pessoal.
Ela foi condenada ao ressarcimento integral de dano ao erário, à perda da função pública, e à suspensão dos direitos políticos por oito anos.
Nos prédios da Prefeitura, Maura Jorge mandou pintar a inscrição “Modernidade e Desenvolvimento” com um “M” destacado, fazendo referência a seu próprio nome.

Nepotismo não
O Ministério Público do Maranhão expediu recomendação para que o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), exonere auxiliares que estejam em situação de nepotismo.
A recomendação foi proposta pelo promotor de Justiça Albert Lages Mendes, titular da 6ª Promotoria de Justiça Especializada em Patrimônio Público.
Ele identificou oito servidores na mesma situação e deu prazo de 20 dias para que o tucano resolva a questão.

E MAIS

• Não é sangue o que falta no Hemomar, mas kits para teste de HIV, que não são entregues porque o fornecedor não consegue receber pagamento da SES.

• O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro (PCdoB), saiu vaiado de uma assembleia de professores realizada na quinta-feira, 17.

• O governador Flávio Dino (PCdoB) aposta todas as fichas na manutenção do mandato da presidente Dilma Rousseff (PT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.