Reconhecimento

Empresas que foram destaque em 2015 são premiadas na ACM

Na categoria Microempresa, foi premiado o Arabian Grill, e na categoria Média e Grande Empresa, a Canopus Construções; solenidade foi realizada na noite de sexta-feira, na sede da Associação Comercial do Maranhão

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - A Associação Comercial do Maranhão (ACM) premiou na noite de sexta-feira, 18, as empresas que se destacaram em seus respectivos ramos de atuação em 2015. Foram contemplados com a honraria (intitulada Prêmio Empresa do Ano 2015 e que completou 29 anos de existência), na categoria Microempresa, os empreendimentos Arabian Grill e, na categoria Média e Grande Empresa, a Canopus Construtora.

Participaram do ato solene de entrega do prêmio, além de representantes da ACM, o secretário de Indústria e Comércio do Estado do Maranhão, Simplício Araújo (que no ato representou o governador Flávio Dino), além do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargador Cleones Cunha, e outras autoridades e membros da sociedade civil.

Antes do prêmio, os empresários responsáveis pelos negócios reconhecidos como os destaques do ano passado no mercado local expuseram a O Estado seus segredos de êxito nas relações comerciais. Para a empresária piauiense Ana Elisa Tajra Reis, uma das proprietárias da Arabian Grill, receber o prêmio da ACM foi uma honraria. “ É como se todo o esforço feito ao longo destes anos tivesse sido compensado neste momento”, disse.

Já o empresário Parmênio Mesquita, dono da Canopus Construtora, a entrega do prêmio como destaque do ano passado reforça o compromisso da empresa em oferecer o melhor serviço ao público consumidor. “ Há 40 anos, a Canopus tem como meta trazer para nosso cliente o que há de melhor no segmento da construção civil”, afirmou.

Na abertura da solenidade do prêmio, a presidente da ACM, Luzia Rezende, fez elogios às empresas vencedoras e reforçou a importância da manutenção dos negócios com o momento financeiro vivido pelo país. “ Nós, cidadãos, acompanhamos de forma apreensiva os últimos acontecimentos do Brasil. Em meio à tanta turbulência no cenário econômico, é com grande orgulho que a Associação Comercial do Maranhão reconhece a Canopus e a Arabian Grill como oportunidades e provas de que é possível vencer, mesmo num cenário de crise e de dias nebulosos”, afirmou.

Depois, foram entregues certificados aos colaboradores do prêmio este ano. Entre eles, foi entregue um reconhecimento oficial da ACM ao presidente da Associação Maranhense dos Supermercados, João Sampaio Magalhães, que representou a comissão que participou da seleção das empresas vencedoras.

Por fim, a presidente Luzia Rezende – acompanhada pelo empresário André Cutrim Mendonça, da Lavamatic, vencedora do prêmio Empresa do Ano 2014 – fez a entrega do troféu 2015 para a empresária Ana Tajra, da Arabian Grill. Depois, a presidente da ACM – acompanhada pelo empresário da Safemed, Gustavo Almeida – efetuou a entrega do prêmio à Parmênio Mesquita. “ Quero fazer um agradecimento especial à minha família e a todos que fizeram da Canopus este sucesso que é hoje”, disse Parmênio.

Luzia Rezende e Gustavo Almeida entregam placa a Parmênio Mesquita, da Canopus
Luzia Rezende e Gustavo Almeida entregam placa a Parmênio Mesquita, da Canopus
André Cutrim e Luzia Rezende premiam a empresária Ana Tajra, do Arabian Grill
André Cutrim e Luzia Rezende premiam a empresária Ana Tajra, do Arabian Grill

Mais

O Prêmio Empresa do Ano (PEA) substitui ao antigo prêmio Empresário do Ano, criado pela entidade representativa do setor terciário no estado há 28 anos. Para o estabelecimento das empresas finalistas, foram utilizados critérios adotados no MPE Brasil – Prêmio de Competitividade às Micro e Pequenas Empresas – ação realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Movimento Brasil Corporativo (MBC).

O processo de escolha passou por várias fases, dentre elas a avaliação subjetiva, feita com a participação de representantes de entidades de classe e formadores de opinião. Participaram desta etapa, além do Grupo Mirante, o Sebrae, a Associação Maranhense de Distribuidores e Atacadistas (AMDA), a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), o Conselho Superior da ACM, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE), a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), a Associação Maranhense de Supermercados (Amasp) e a empresa Quadrante Design.

Sobre a empresa – A Canopus chegou ao Brasil em 1980, ano em que emplacou a obra do Cohatrac II, com mais de 800 unidades. Em parceria com a Caixa, atualmente a empresa foca nos projetos do segmento popular. Instalada na avenida Colares Moreira, no Renascença, o empreendimento conta com cerca de 2 mil funcionários (somando o escritório e canteiros de obras).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.