Nova diretoria

ABRH empossa presidente para o triênio 2016-2018

Durante solenidade, Toni Guimarães falou dos desafios para o setor, sobretudo em um ano de incertezas como 2016. Ele também falou das ações para fortalecer a entidade

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Foi empossada a nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Maranhão. Durante a solenidade, o ex-presidente executivo da entidade fez um balanço de sua gestão e Toni Guimarães, empossado para o triênio 2016/2018, falou dos desafios para o setor, sobretudo em um ano de incertezas como 2016. Ele também falou das ações para fortalecer a entidade.

A ABRH-Nacional existe há maios de 40 anos. No Maranhão, a entidade atua desde 2007 e busca referenciar e informar a sociedade sobre o tema de gestão de pessoas. Com o objetivo de melhorar a condição social, política e econômica do país e fortalecer o entendimento de seu papel estratégico na contribuição para a boa condução das organizações. A ABRH Maranhão reúne representantes de algumas das principais empresas do estado como Vale, Alumar e Cemar.

Empossado na terça-feira, dia 15, Toni Guimarães afirmou que este é o momento dos profissionais da área de gestão de pessoas aplicarem na prática, de forma eficaz e estratégica, as teorias que aprendem ao longo da sua formação. “Estamos em um cenário de crise em que não podemos ficar parados esperando. Em um cenário como esse, o mais importante são as pessoas e é preciso saber como gerir esse recurso, que é mais valioso dentro de uma organização”, disse.

Ainda de acordo com Toni Guimarães, os gestores de recursos humanos precisam trabalhar de forma que as pessoas tenham as competências necessárias para suprir as necessidades do mercado. “Para isso vamos trabalhar junto aos cursos de administração e psicologia, que são formadores de opinião da gestão de pessoas”, afirmou. Ainda segundo ele, a ABRH Maranhão vai aumentar sua interlocução com as empresas e o mercado.

Balanço

Antes da posse, Edilson Lira, que foi presidente executivo da ABRH no triênio 2013/2015, fez um balanço das ações da entidade nesse período. “Ao longo desses três anos, conseguimos consolidar ações no estado como o Prêmio Ser Humano e a Lista de Melhores Empresas para se Trabalhar. Além disso, conseguimos realizar o II Encontro de Líderes Empresariais e o I Encontro de Líderes do Futuro, eventos que debateram o papel do profissional de gestão de pessoas, traçando as melhores práticas a serem adotadas pelas empresas”, informou.

O Encontro de Líderes do Futuro tem como público principal jovens universitários de todas as áreas de conhecimento, que atuarão no mercado liderando posições importantes nas organizações. O evento fala de temas como Gestão Empresarial, Desenvolvimento Organizacional, Educação Corporativa, Liderança, Carreira, Gestão de Pessoas. Já o Encontro de Líderes Empresariais tem como público alvo CEOS, diretores, gerentes e demais líderes e empreendedores das principais empresas privadas e públicas.

Instituído em 1993 pela ABRH-Nacional, o Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia se consolidou como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das pessoas dentro e fora das organizações, assim como de estímulo ao pensamento criativo e identificação de novos talentos. Já o Great Place to Work é um instituto global de pesquisa, consultoria e treinamento que as reconhece as melhores práticas das empresas.

Número

150 é o número de associados da ABRH Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.