Estado Maior

Pré-candidatos e a janela

18/03/2016

O fechamento da janela aberta pelo Congresso Nacional para que parlamentares troquem de partido sem perder o mandato provocou intensas movimentações de deputados que almejam disputar as eleições para prefeito de São Luís. O prazo para as mudanças termina hoje.
No centro das disputas, os deputados federais João Castelo (PSDB) e Eliziane Gama (Rede) e os estaduais Andrea Murad (PMDB) e Bira do Pindaré (PSB).
No PSDB, a corrida pela candidatura é entre Castelo e Neto Evangelista. Nenhum dos dois, contudo, cogita sair do partido para viabilizar-se. O debate será interno e quem não se viabilizar deve declarar apoio ao candidato da sigla.
No PMDB, estão na linha de frente a deputada Andrea Murad e o vereador Fábio Câmara. A deputada chegou a estudar a possibilidade de deixar a legenda. Manteve algumas conversas com o ex-deputado Gastão Vieira, atual presidente do PROS no Maranhão, e até acertou as bases da sua filiação ao partido.
Mas foi convencida pelo deputado estadual Roberto Costa e pela ex-governadora Roseana Sarney a ficar no PMDB. Ela diz que segue entusiasmada com a possibilidade de disputar a Prefeitura, mas que pretende ser uma candidata de consenso.
No PSB, por enquanto, só há um pré-candidato: o deputado estadual Bira do Pindaré. Ele tem sido pressionado, no entanto, pela possibilidade de filiação de Eliziane Gama, que já admitiu estar de saída do Rede Sustentabilidade. Além do PSB, há rumores de sua filiação ao PPS, o que ela não quis confirmar à coluna.
Serão mais algumas horas de articulações e conversas.

Para continuar aproveitando o conteúdo de O Estado faça seu login ou assine.

Já sou assinante

entrar

Ainda não sou assinante

assine agora

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte