Pré-candidatos e a janela

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O fechamento da janela aberta pelo Congresso Nacional para que parlamentares troquem de partido sem perder o mandato provocou intensas movimentações de deputados que almejam disputar as eleições para prefeito de São Luís. O prazo para as mudanças termina hoje.
No centro das disputas, os deputados federais João Castelo (PSDB) e Eliziane Gama (Rede) e os estaduais Andrea Murad (PMDB) e Bira do Pindaré (PSB).
No PSDB, a corrida pela candidatura é entre Castelo e Neto Evangelista. Nenhum dos dois, contudo, cogita sair do partido para viabilizar-se. O debate será interno e quem não se viabilizar deve declarar apoio ao candidato da sigla.
No PMDB, estão na linha de frente a deputada Andrea Murad e o vereador Fábio Câmara. A deputada chegou a estudar a possibilidade de deixar a legenda. Manteve algumas conversas com o ex-deputado Gastão Vieira, atual presidente do PROS no Maranhão, e até acertou as bases da sua filiação ao partido.
Mas foi convencida pelo deputado estadual Roberto Costa e pela ex-governadora Roseana Sarney a ficar no PMDB. Ela diz que segue entusiasmada com a possibilidade de disputar a Prefeitura, mas que pretende ser uma candidata de consenso.
No PSB, por enquanto, só há um pré-candidato: o deputado estadual Bira do Pindaré. Ele tem sido pressionado, no entanto, pela possibilidade de filiação de Eliziane Gama, que já admitiu estar de saída do Rede Sustentabilidade. Além do PSB, há rumores de sua filiação ao PPS, o que ela não quis confirmar à coluna.
Serão mais algumas horas de articulações e conversas.

Troca-troca I
Na Assembleia, deputados que não necessariamente almejam disputar a eleição de outubro também se movimentam intensamente para ainda pegar a janela aberta.
Ontem, por exemplo, o deputado Edson Araújo confirmou sua saída do PSL e filiação ao PSB.
Esse foi o mesmo destino tomado na semana passada pelo líder do governo, deputado Rogério Cafeteira.

Troca-troca-II
Devem ir para o PSB, ou PCdoB, outros dois deputados: Francisca Primo, atualmente no PT, e Ana do Gás, atualmente no PRB.
Primo ainda pode ser candidata a prefeita em Buriticupu.
As duas ainda aguardam algumas conversas na manhã de hoje antes de definir seu rumo.

Solidariedade
Ainda por conta do fechamento da janela para a troca de partido, dois parlamentares desembarcaram no Solidariedade.
O deputado Fábio Braga deixou o PTdoB. Já o deputado Ricardo Rios decidiu desfiliar-se do PEN.
Eles se juntam ao deputado Levi Pontes na nova sigla.

Encontro
O governador Flávio Dino (PCdoB) desembarcou na noite de ontem em Brasília para reunir-se com a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, ambos do PT.
Na pauta do encontro, a discussão de saídas para a crise institucional instalada no país.
A agenda foi confirmada nos bastidores por aliados do governador. O Palácio dos Leões, contudo, negou. Informou que ele apenas passaria por Brasília e iria a um evento em São Paulo.

Democracia
Destaque da reunião da nova Mesa Diretora da Assembleia com o Governo do Estado, no Palácio dos Leões, quarta-feira(16) foi a presença de representantes da oposição.
Os deputados Adriano Sarney (PV) e Nina Melo (PMDB), em um gesto democrático, aceitaram o convite do governo para o encontro.
A nova Mesa da Assembleia foi eleita terça-feira (15) e está sendo vista como um avanço no processo de diálogo entre as lideranças da Casa.

Com ar
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) deverá publicar hoje o edital de licitação do sistema de transporte público de São Luís.
A licitação do sistema foi uma de suas promessas de campanha em 2012. A medida, segundo o pedetista, garantirá melhor qualidade do serviço à população.
No edital, Edivaldo garante que haverá a exigência de ônibus novos em circulação com ar-condicionado.

Pouco público
Manifestantes pró e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff tentaram se reunir ontem à tarde em São Luís.
A convocação para uma reunião no parquinho da Litorânea foi tímida.
A manifestação chamada para a Praça Maria Aragão também mobilizou uns poucos interessados, mas sem o apelo que se vê em outras capitais.

E MAIS

• Dos três maranhenses na comissão do impeachment, pelo menos dois são da bancada aliada à presidente Dilma Rousseff.

• O PRTB confirmou ontem a candidatura do ex-vereador João Melo de Souza Bentivi a prefeito de São Luís.

• Por indicação do PTN, o deputado Aluisio Mendes será suplente na comissão especial que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma. Ele disse estar preparado para analisar o pedido com isenção e equilíbrio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.