Raridade

Fóssil de Tiranossauro Rex grávida é encontrado em Montana

No fêmur do animal foi encontrado um tipo de tecido, o osso medular, encontrado apenas em pássaros que estão pondo ovos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Imagem divulgada pelos pesquisadores
Imagem divulgada pelos pesquisadores (t-rex grávida h)

RIO - Pesquisadores encontraram um fóssil de uma Tiranossauro Rex grávida em Montana, nos EUA. Um estudo publicado na revista especializada "Scientific Reports" detalha a descoberta, muito rara.

A equipe da Universidade da Carolina do Norte e o Museu de Ciências Naturais do estado analisaram o fêmur do animal, onde foi encontrado um tipo de tecido, o osso medular, encontrado apenas em pássaros que estão pondo ovos. Com a descoberta, cientistas acreditam que possam encontrar mais sobre as diferenças entre dinossauros machos e fêmeas do tipo ao qual pertencem o T-Rex, os terópodes, que deram origem a evolução dos pássaros

"É um segredo que não costumamos espalhar, mas sabemos quase nada sobre os traços associados a gêneros entre os dinossauros. Não temos um jeito confiável para diferenciar o sexo deles", afirma Lindsay Zanno, paleontóloga do museu, em nota para a imprensa.

O tecido foi encontrado com uma análise química, que detectou glicosaminoglicano, uma substância presente no osso medular. "Apenas poder identificar o fóssil como de uma fêmea já abre um mundo inteiro de possibilidades. Agora que podemos provar que dinossauras grávidas deixam uma marca química, precisamos de mais esforços coordenados para achar mais", diz Zanno.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.