Abandono

Problemas de infraestrutura se acumulam no Parque do Bom Menino

Espaço é um dos poucos destinados à prática de atividade física e lazer na região, sendo frequentado por jovens, idosos, estudantes e outros grupos, mas nos últimos tempos passa por problemas estruturais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

[e-s001]Quem frequenta o Parque do Bom Menino, no Centro, tem se deparado com vários pro­­blemas no espaço. Faltam banheiros e bebedouros e as dependências do logradouro não contam atualmente com nenhum tipo de segurança, o que deixa os usuários apreensivos.

O parque tem dois vestiários, um feminino e um masculino. Mas eles estão trancados com correntes e cadeados. Os vestiários foram alvo de vandalismo e tiveram as paredes pichadas, portas e piso quebrados e todas as louças saqueadas. Desde então, estão fechados, e os usuários não tem nenhum local nas imediações onde haja banheiros públicos disponíveis.

Além disso, quem pratica atividade física no local também precisa levar água para beber ou enfrentar a sede, porque o parque está sem bebedouros. Segundo pessoas que trabalham no local, o equipamento teria sido retirado para conserto e não foi devolvido.

A situação do parque chega a tirar o ânimo dos usuários em se exercitar, como é o caso do estudante Allan Nogueira. Depois de uma pausa na atividade física, ele foi ao Parque do Bom Menino com o intuito de se preparar fisicamente para possíveis concursos para policial militar. “Esse é um espaço em que não podem faltar esses elementos fundamen­tais. Até desanima quem quer caminhar ou correr”, disse.

[e-s001] Abandono
Além desses problemas que atingem diretamente os usuários, a edificação onde estão os vestiários está tomada por cupins. Já nas quadras de esportes, as telas estão cheias de buracos e o mato está alto, necessitando de serviços de capina. Mas o problema mais grave é quanto à falta de segurança.

O Estado percorreu todo o par­que na manhã de ontem e não encontrou nenhum vigilante ou guarda municipal no local. Parte das grades que cercam o parque estão quebradas e as guaritas nos portões de acesso estavam trancadas, sendo facilitado assim o acesso de qualquer pessoa e até a prática de pequenos delitos.

De acordo com os frequentadores, a falta de segurança tem colaborado para que moradores de rua se instalem no parque. O temor é que assaltos ocorram em meio à falta de vigilantes. “A gente não quer pensar mal de ninguém. Mas está cheio de morador de rua aqui e usuário de droga também. Não tem como não ficar com me­do de acontecer algo com a gen­te”, disse a estudante universitáriaLuana Ferreira Bastos.

Procurada por O Estado, a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) informou, em nota, que está tomando as medidas necessárias para resolver to­das as questões sobre o Parque do Bom Menino.

Parque do Bom Menino pede socorro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.