Delação

Michel Temer nega acusações feitas por Delcídio

Em nota oficial, vice-presidente da República negou que tenha indicado diretores da Petrobras

Marco Aurélio D''Eça

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
(Michel Temer, vice-presidente)

Brasília - O vice-presidente da República, Michel Temer, divulgou ontem nota à imprensa para prestar esclarecimentos sobre as declarações relativas a ele feitas pelo senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) em delação premiada.

De acordo com Delcídio, em 1997, durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Temer foi o responsável pela indicação de João Henriques para a diretoria da BR Distribuidora, onde foram constatadas irregularidades referentes à compra de etanol. Na mesma delação, o senador afirmou que, posteriormente, em 2007, Temer indicou Henriques para a diretoria da Petrobras e que, ao não ser atendido, teria concordado com a indicação de Jorge Zelada para o cargo.

Na nota, o vice-presidente ne­gou que teria feito a indicação pessoalmente e que conhecesse Henriques à época. Segundo ele, a apresentação do nome de Henriques foi feita pela bancada do PMDB de Minas Gerais na Câmara. “O nome não foi aprovado. Posteriormente, indicaram o nome do senhor Jorge Zelada, que foi encaminhado pela mesma bancada. Aliás, esse procedimento era rotineiro, já que muitas vezes vários nomes indicados pelas bancadas eram-me tão somente comunicados”, disse.

O vice-presidente também ne­gou participação em negociações ilegais relativas à compra de etanol na diretoria da BR Distribuidora. “Note-se: não conhecia Henriques e não o poderia ter indicado. Muito menos ter participado de suposto esquema do etanol, do qual só tomo ciência ago­ra. Reitero que o conheci anos depois. Mantive com ele alguns poucos contatos. Repito, portanto, que jamais o apadrinhei”. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.