Fórum da Baixada

Fórum em Defesa da Baixada Maranhense completa um ano

Entidade comemora aniversário, nesta sexta-feira, com evento festivo e homenagem a autoridades em São luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense comemora nesta sexta-feira seu primeiro aniversário com um evento festivo na sede da AABB, em São Luís. Na ocasião, serão homenageadas autoridades que atuam em prol da região, entre elas o deputado federal Aluisio Mendes (PTN) e o superintendente da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), Celso Dias.

Também serão homenageados o primeiro superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins; o ex-deputado e ex-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Baixada, Jota Pinto; o ex-secretário estadual de Agricultura, Cláudio Azevedo; e o senador Roberto Rocha, autor do projeto de lei que expande a atuação da Codevasf para todo o Maranhão.

O Fórum em Defesa da Baixada Maranhense como entidade da sociedade civil organizada visa estabelecer um diálogo com os atores públicos e privados para debater e encontrar as soluções que promovam o desenvolvimento sustentável da região, um movimento de cidadãos baixadeiros decidiu articular a criação do.

A entidade tem a missão institucional de ser um canal de interlocução com as diversas esferas do poder público para discussão, reivindicação, proposição e superação das necessidades históricas da Baixada Maranhense, sobretudo as demandas relacionadas às áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, meio ambiente, ecoturismo, segurança alimentar, combate à pobreza, transporte e mobilidade, agricultura familiar, arranjos produtivos locais e habitação popular. Busca melhorias sociais e ambientais para as comunidades baixadeiras. O fórum é apartidário e aberto à adesão, participação e sugestões de todas as pessoas.

Reivindicações

As principais reivindicações do Fórum em Defesa da Baixada Maranhense são a construção dos diques da Baixada e das vicinais de campo para represar água em fundos de enseadas; reconstrução de barragens e recuperação de pontes; pavimentação de estradas e implantação do polo turístico do Território dos Campos e Lagos.

A entidade reivindica, ainda, a implantação do campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em São Bento; remoção das cercas dos campos da Baixada, sobretudo as eletrificadas; regularização do serviço de ferry-boat; instalação de antenas de telefonia móvel no Porto de Cujupe e sinal de internet e disciplinamento da criação de búfalos nos campos da Baixada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.