Teatro

Palco das artes

Projeto Palco Giratório, uma iniciativa do Sesc, começa hoje, em Salvador, e oferecerá 728 apresentações no total, contemplando 145 cidades; o Maranhão participa com o espetáculo “A Carroça é Nossa”, do grupo Xama Teatro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Espetáculo "A Carroça é nossa" participa do Palco Giratório
Espetáculo "A Carroça é nossa" participa do Palco Giratório (A Carroça é Nossa)

O Maranhão estará representado na 19ª edição do projeto Palco Giratório, uma iniciativa do Sesc e que passará por 145 cidades. O espetáculo “A Carroça é Nossa”, do grupo Xama Teatro, figura na programação, que terá início hoje, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, em Salvador, com a apresentação do espetáculo “Why the horse?”, de Maria Alice Vergueiro, do grupo Pângeda de Teatro, de São Paulo.

Vinte companhias participam do projeto. Ao todo, serão 728 apresentações artísticas gratuitas, com 1.325 horas de oficinas teatrais e passagem por 145 diferentes cidades. “Há 19 anos que o Palco Giratório cumpre a função de disseminar as artes cênicas, em diferentes manifestações e linguagens culturais. Trabalhamos a arte e a cultura em sentido amplo, apresentando desde a tradição mambembe, normalmente vinculada a gerações anteriores de atores que percorriam o Brasil, até espetáculos contemporâneos”, destaca Márcia Rodrigues, gerente de Cultura do Departamento Nacional do Sesc.

O espetáculo “A Carroça é Nossa” tem no elenco Gisele Vasconcelos, Renata Figueiredo, Lauande Aires e Cris Campos. Com duração de 1h10, conta a história de Pedoca, que em um sonho vê a si próprio, cantando, tocando sanfona e sendo feliz, em uma carroça puxada por um burro. Desperto de seu sonho, ele encontra a carroça, mas não o animal que pudesse puxá-la. Em sua busca pelo burro, encontra Toinha, que sonha encontrar um amor verdadeiro, Joaninha, que quer proteção e Cecé, cujo sonho é encontrar uma família. Durante a busca, eles percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça.

Consolidado no cenário cultural brasileiro, o Palco Giratório apresenta espetáculos simultâneos, percorrendo todos os estados brasileiros e contribuindo para uma política de descentralização e difusão das produções cênicas no país. A cada ano, novos grupos teatrais são avaliados para entrar no projeto, em um trabalho que envolve técnicos da área de cultura do Sesc em todo país.

Reflexão - Além das apresentações principais, o evento conta com atividades paralelas junto ao público, como o Pensamento Giratório, espaço aberto ao público para reflexão e discussão sobre o trabalho e pesquisa dos grupos itinerantes; as Aldeias, mostras locais de artes cênicas e outras manifestações culturais, além de Oficinas e Intercâmbios, encontros de grupos locais com os grupos integrantes do circuito para troca de ideias.

Ao longo de seus 19 anos de existência, o Palco Giratório se consolidou no cenário cultural levando uma grande variedade de gêneros e linguagens artísticas para um público diversificado de mais de 4.5 milhões de pessoas. Ao todo, já foram 7.696 apresentações com 253 grupos de teatro de rua, circo, dança entre outras linguagens artísticas — em instalações do Sesc, praças e outros espaços urbanos. Mais do que entretenimento, essa iniciativa tem como objetivo não só a troca de experiências e vivências entre os artistas, mas também a difusão de montagens regionais pelo país afora, além de criar oportunidades de inserção de artistas, produtores e técnicos no mercado de trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.