Redução

Chuvas este ano se mantêm abaixo da média em São Luís

Redução nos índices pluviométricos no período chuvoso vem ocorrendo ao longo dos últimos anos; nos dois primeiros meses deste ano, choveu 56% e 38% abaixo do esperado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - Pelo terceiro mês consecutivo do período chuvoso, São Luís tem registrado chuvas abaixo da média. Até agora, a capital só teve 40% do esperado. Nos dois primeiros meses do ano, a capital também registrou índices pluviométricos abaixo da média normal para o período, segundo o Núcleo Geoambiental/Laboratório de Me­teorologia da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

De acordo com os dados do Núcleo, já foram registrados 167,1 milímetros (mm) de chuva no mês de março. No entanto, o esperado era de 428 mm. Já em fevereiro, foram 229 mm de 373 mm e em janeiro 106,8mm de 244,2mm. Ou seja, nos dois primeiros meses do ano, choveu 56% e 38% abaixo do esperado.

Motivos
A meteorologista Andrea Cerquei­ra explica que essa redução se dá por dois motivos em escala global. O principal é o fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico.

Apesar de estar em declínio, fez com que houvesse mudanças na circulação dos ventos. No Maranhão, interferiu nas condições atmosféricas para formação de nuvens. Além disso, houve a pouca atividade da Zona de Convergência Intertropical, que está sobre o norte do Maranhão, mas não com a intensidade regular para o período.

LEIA TAMBÉM:

Chuvas fortes causam prejuízos em São Luís no fim de semana
Chuvas abaixo da média são esperadas para São Luís

Ainda de acordo com ela, ao lon­go dos últimos meses, gradativamente a chuva vem aumentando. Mas, no geral, o período chuvoso está irregular, com chuvas abaixo da média, o que confirma as previsões feitas no fim do ano passado. E, apesar das chuvas que têm ocorrido, aconteceram também temperaturas elevadas.

Ela ressalta ainda que o período chuvoso perdura até maio e o mês de abril é o mais chuvoso. “A gente espera ainda mais chuvas até maio e em junho e julho entramos na transição para a estação seca. Ain­da acontecem chuvas, mas ainda mais espaçadas”, destacou.

Chuvas fortes
A meteorologista lembra ainda que as próximas chuvas podem ser fortes, com incidência em curtos períodos de tempo, em forma de pancadas e isoladas em bairros. E essas ocorrem principalmente à noite e madrugada, por causa da combinação de temperaturas elevadas durante o dia e umidade relativa.

Já os eventos de chuva generalizados em toda a cidade estão mais escassos. Mesmo assim, a população deve ficar alerta para a incidência de raios. “Essa é a época do ano em que atua nas regiões Norte e Nordeste o sistema Zona de Convergência Intertropical. Geralmente, essas nuvens estão associadas a esse sistema e são carregadas, principalmente as do tipo cúmulos-nimbos, que provocam as trovoadas”, explicou a meteorologista.

Chuvas em números

Janeiro
Esperado – 244,2
Registrado – 106,8

Fevereiro
Esperado – 373
Registrado – 229

Março
Esperado – 428
Registrado – 167,1*

*até o dia 14/3

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.