Estimação

Aquário para reduzir estresse e economizar

Peixes estão em segundo lugar entre bichos de estimação; tipo Betta, por exemplo, é fácil de cuidar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Ao lado dos cães e gatos, cada vez mais os peixes têm conquistado os lares dos brasileiros, quando o assunto é animal de estimação. Eles estão em segundo lugar na preferência e já somam mais de 26 milhões nadando nos aquários, ficando atrás apenas dos cachorros.

Estudos já comprovaram os benefícios de se ter um peixe como animal de estimação. Segundo Raimundo Ewerton Filho, gerente de Aquarismo da Terra Zoo, peixes são ótimos animais de estimação: “Não precisam de passeios e são relativamente fáceis de cuidar, e ainda ajudam a combater o stress e a ansiedade, a observação de um aquário reduz a pressão arterial, os batimentos cardíacos.

Devido à sua exuberância e beleza, o Peixe Betta, também conhecido como Betta splendens, está entre os peixes de estimação mais famosos do mundo, pois exigem menos cuidados, são incrivelmente resistentes e baratos.

É importante oferecer um alimento que atenda todas as suas necessidades, garantindo uma maior qualidade de vida. "Os Bettas são peixes carnívoros que aceitam desde alimentos vivos, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, enquitreia e larvas de drosófila, até rações específicas e alimentos in natura ou processados, como carne ou coração raspado, camarão, patês e outros alimentos com proteínas elevadas”, explica Ewerton.

Aquário
Outro cuidado imprescindível para a saúde do betta é espaço. Os aquários dos bettas são comumente chamados de betteiras. Pequenos e decorados, dispensam bombas de oxigênio, graças ao sistema respiratório dos bettas. É um peixe que vive bem em regiões que tenham água pouco movimentada e baixo nível de oxigênio, como lagos ou até mesmo arrozais.

Mas com certeza vai adorar se ganhar um aquário grande, com túneis e arcos, que servirão para o pet se divertir, além de deixar o ambiente mais bonito e enfeitado. A água do aquário deve ser parcialmente trocada a cada quinze dias, e pode ser usada água de filtro ou mineral, sempre à temperatura ambiente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.