Alckmin e Marina sobreviveram

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Em política, não importa se uma denúncia é verdade ou não. Especialistas em marketing afirmam que são tatuagens no corpo dos políticos. Insumo para propaganda negativa. E que estas adquirem um peso cada vez maior à medida que se tornam um vírus que se alastra pelas redes sociais. Para isso não há remédio. Somente Geraldo Alckmin e Marina Silva salvaram-se das garras de Delcídio.

‘Mercabomba’
Os senadores não se surpreenderam com o escândalo envolvendo o ministro Aloizio Mercadante. Sua falta de habilidade e sensibilidade é amplamente conhecida. Desta vez, ele fez um gol contra ao tentar negociar o silêncio do petista Delcídio Amaral, preso pela Operação Lava-Jato. Esses senadores citam outro escândalo, o do dossiê Vedoin, quando Mercadante era candidato ao governo de São Paulo em 2006. Os seus assessores estariam comprando e fabricando dossiês contra os tucanos José Serra e Geraldo Alckmin. O coordenador de Comunicação, Hamilton Lacerda, pagou a conta e foi demitido.

Ao centro volver
Senadores petistas que estiveram com Lula dizem que seu alvo são os setores médios da sociedade. Nas conversas com o ministro Nelson Barbosa, ele defende o aumento da oferta de crédito para impulsionar a atividade produtiva e o consumo.

Com ou sem Dilma
Se a presidente Dilma for destituída, o vice Michel Temer poderá disputar apenas a eleição de 2018. Se ela concluir, ele poderá concorrer em 2018 e tentar a reeleição em 2022. O ex-presidente do STF Nelson Jobim (foto) diz que há jurisprudência. Alckmin assumiu o governo paulista, com a morte de Mário Covas, e disputou apenas um mandato.

Rebeldia
Aconselhado a conter sua afoiteza pelo vice Michel Temer, Mauro Lopes quer assumir a Secretaria de Aviação Civil. Os petistas dizem que a posse será amanhã. O líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani, é pressionado para segurar o mineiro.

Mea culpa
A presidente Dilma está corrigindo um erro ao indicar Juliano Noman para uma diretoria da Anac. Em dezembro de 2015, ela enviou o nome de Noman para o Congresso e o retirou no dia seguinte. O ex-ministro da Aviação Civil Eliseu Padilha sentiu-se desautorizado e demitiu-se.

O canto da sereia
Delcídio Amaral ligou para a casa do senador Telmário Mota, após ele ser escolhido relator de seu caso no Conselho de Ética. Mota se recusou a falar com Delcídio. O relatório de Telmário é pela admissibilidade do processo e deve ser votado hoje.

Intriga na Corte
O bombardeio contra o novo ministro da Justiça, Eugênio de Aragão, começou. Ele é descrito como irritadiço, sem jogo de cintura e que entra numa briga com facilidade. Na PF, incomoda sua ligação com o PGR, Rodrigo Janot.

O PMDB está cada vez mais forte no Senado. Tinha 18 senadores. Mas está a caminho de ter 1/4 da Casa. Helio José (ex-PMB) filiou-se ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.