Destaque maranhense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A convenção nacional do PMDB, no fim de semana, em Brasília, foi especialmente boa para os maranhenses. Do ex-presidente da República José Sarney aos membros da juventude, passando pelo deputado Roberto Costa e pelo vereador Fábio Câmara, todos saíram da capital federal reconhecidos.
A começar pelo ex-senador José Sarney, eleito presidente de honra, no momento em que o Brasil demonstra cada vez mais necessidade de sua experiência e sua história política. Quem foi a Brasília viu Sarney, sem mandato desde de 2015, seguindo como referência para a saída da crise política instalada desde 2014.
Sarney comandou vários momentos da convenção, e mostrou-se ativo nas articulações. E recebeu do presidente Michel Temer a garantia de unidade.
Presente pela primeira vez na convenção como dirigente, o vereador Fábio Câmara foi chamado à mesa como pré-candidato a prefeito, elogiado pelo próprio Temer e por lideranças como os senadores Renan Calheiros e Marta Suplicy.
Outro destaque foi o deputado Roberto Costa. Ele comandou a ala jovem do partido, que começou a se reunir na sexta-feira, 11. E demonstrou poder de articulação ao conseguir emplacar dois representantes na direção nacional da JPMDB.

Na Justiça I
O Partido Democratas já reuniu seu departamento jurídico para tentar barrar uma eventual indicação do ex-presidente Lula para o ministério de Dilma Rousseff (PT).
Para o líder do DEM na Câmara Federal, Pauderney Avelino (AM), a indicação de Lula para o Ministério “é um escárnio contra o povo brasileiro”.
De acordo com Avelino, a ação contra Lula já está pronta para ser protocolada na Justiça Federal.

Na Justiça II
Há pelo menos duas semanas a presidente Dilma Rousseff convida Lula para assumir um ministério em seu governo.
A princípio, ele resistia a entrar no governo para ser blindado, mas o encaminhamento de uma ação de São Paulo ao juiz Sérgio Moro pode tê-lo feito repensar a questão.
O dia de ontem foi todo de especulações sobre uma eventual nomeação do ex-presidente, o que não havia sido confirmado até o fechamento da coluna.

Polêmico
O suplente de deputado Fernando Furtado (PCdoB) deixa hoje a Assembleia Legislativa. Isso porque Bira do Pindaré (PSB) reassume o seu mandato.
Furtado ganhou notoriedade negativa junto à imprensa nacional, ao atacar indígenas, homossexuais, a Igreja Católica e o Tribunal de Justiça do Maranhão.
“Ganhou”, por isso, o prêmio de “Racista do ano de 2015” da Survival International e deixou o Parlamento de forma melancólica.

O que mudou?
No início de seu mandato, o governador Flávio Dino (PCdoB) vetou aos seus secretários, sobretudo Bira do Pindaré (PSB), a possiblidade de disputa das eleições 2016.
Justificou que a saída de secretários para uma eventual disputa política, acabaria “congelando” projetos e algumas pastas importantes do Executivo.
Um ano se passou, e diante da possibilidade de fortalecimento do projeto político do senador Roberto Rocha, no PSB, ele liberou Bira para candidatar-se. O que mudou?

Vai, não vai
O próprio PSDB espera que o deputado Neto Evangelista deixe a Secretaria de Desenvolvimento Social ainda este mês.
A direção do partido entende que, só assim, o deputado terá condições de brigar para ser candidato a prefeito.
Mas o próprio Evangelista ainda se mostra assustado com esta possibilidade.

Inelegível
Mesmo libertado pela Justiça, o ex-prefeito Gilberto Arôso (PMDB) deve desistir da candidatura a prefeito de Paço do Lumiar.
Sua condenação no âmbito do Tribunal de Justiça impede que ele entre na disputa, segundo regra eleitoral.
Como comandante do PMDB local, o ex-prefeito deve articular uma aliança com outro candidato.

Rompimento
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) já analisa nomes para a Secretaria de Abastecimento, ocupada por um aliado dos enador Roberto Rocha (PSB).
O prefeito entende que Rocha não vai mesmo estar em seu palanque nas eleições de outubro e não faz mais sentido tê-lo como aliado.
A pasta está sendo oferecida a vários partidos, para compor sua base de apoio.

E MAIS

• O deputado federal José Reinaldo Tavares acende uma vela para Eliziane gama e outra para Bira do Pindaré na crise do PV.

• O DEM, o PR e o PDT discutem com o prefeito Edivaldo Júnior a nomeação do novo secretário de Abastecimento.

• O ex-deputado Jota Pinto (PEN) ainda articula alianças para a sucessão municipal em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.