Coluna/ Passaporte

Turismo de negócios é o segmento que mais atrai ao Maranhão

Eles chegam ao estado em busca de oportunidades de trabalho, novos negócios e ampliação de empreendimentos

Marcos Davi Carvalho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
A região da Rota das Emoções, nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, está atraindo a atenção do trade turístico nacional
A região da Rota das Emoções, nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, está atraindo a atenção do trade turístico nacional

Mesmo com a crise econômica que assusta o país e o momento de grande expectativa do mercado nacional, muitas empresas internacionais, profissionais e investidores estão desembarcando no Maranhão, em busca de oportunidades de trabalho, novos negócios e ampliação de empreendimentos. Muitos desses empresários precisam constantemente de assessoria, mão de obra especializada, contratação temporária e até mesmo serviços rotineiros de curto prazo. Temos que, inicialmente, diferenciar visitante de turista. Visitante é todo indivíduo que permanece fora do seu domicílio por um período inferior a 24 horas, ou seja, aquela pessoa que passa por uma cidade, a trabalho ou lazer, e decide retornar ao lugar de origem ou seguir viagem para outro destino. Já o turista permanece na localidade, por período superior a 24 horas, consumindo bens, utilizando serviços locais e adquirindo os mais diversos tipos de produtos.

Portanto, nesse aspecto, a maioria das pessoas que chega ao nosso estado vem motivada por essa modalidade. A maioria a serviço de grandes empresas e passa, em média, três dias. Algumas cidades maranhenses, pelas potencialidades naturais ou industriais, se destacam nesse quesito. Entre elas, São Luís, Imperatriz, Açailândia, Balsas, Estreito e, mais recentemente, a região do polo de gás natural, que reúne os municípios de Capinzal do Norte, Lima Campos e Santo Antônio dos Lopes. O que essas localidades têm em comum? Os negócios que giram em torno delas. As atividades minerais, a agroindústria e energia têm atraído um grande número de profissionais e empreendedores.

Açailândia, na região sul do Maranhão, conta com um dos mais importantes polos industriais do Norte-Nordeste e justamente por isso tornou-se um dos municípios mais populosos do estado. A economia local gira em torno da atividade mineral (ferro e ferro-gusa), reflorestamento e madeireiras. O distrito industrial do bairro de Pequiá tornou-se um dos mais importantes polos guzeiros do país e conta, ainda, com uma distribuidora da BR Petrobras, que abastece de combustíveis (álcool, diesel e gasolina) boa parte dos municípios do Maranhão, Pará e Tocantins. Por tudo isso, Açailândia tornou-se um dos maiores arrecadadores de ICMS entre os 217 municípios maranhenses.

A cidade de Açailândia teve um crescimento acentuado nos últimos anos
A cidade de Açailândia teve um crescimento acentuado nos últimos anos

Um pouco mais à frente fica o município de Imperatriz, que é a segunda maior cidade do estado. “Imperosa”, como é chamada pelos moradores, tem alguns destaques. Entre eles a interligação aérea com as demais cidades do país, por meio de voos regulares. A maioria dos turistas tem motivação profissional, como reuniões, exposições e também desembarca em busca de oportunidades de negócios e lazer. Pela proximidade com a região da Chapada das Mesas, a cidade tornou-se o maior portão de acesso a esse grande complexo turístico. O município faz parte da Amazônia Legal e é banhado por um dos mais importantes rios do Brasil, o Tocantins. Justamente pelo farto volume de água o ano todo, uma hidrelétrica foi criada nas redondezas (a de Estreito). Recentemente, uma grande empresa de celulose e papel iniciou suas atividades pelas bandas de lá.

São Luís tem boas opções de lazer e oportunidades profissionais
São Luís tem boas opções de lazer e oportunidades profissionais

Boa parte dos turistas que visita São Luís a trabalho sempre aproveita para conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As cidades de Barreirinhas e Santo Amaro são os principais portões de entrada para quem deseja conhecer esse paraíso e a região foi contemplada com grandes empreendimentos hoteleiros e gastronômicos. Com a recente obra rodoviária que vai interligar a região ao Delta do Rio Parnaíba, no Piauí, e à Praia de Jericoacoara, no Ceará, vários operadores turísticos e empresários voltaram suas atenções para a Rota das Emoções na expectativa de implantar negócios ao longo das cidades próximas, aquecendo a economia local e gerando emprego e renda.

O Maranhão tem outros atrativos que não cabem somente em uma página de coluna. Conheça-os. O difícil será não virar morador com tantas opções e belezas únicas no planeta.

A cidade de Imperatriz é a segunda maior do Maranhão; fica atrás apenas da capital do estado
A cidade de Imperatriz é a segunda maior do Maranhão; fica atrás apenas da capital do estado

DICA IMPORTANTE

Não existe época específica para conhecer o Maranhão, mas, se o visitante puder escolher o período do São João - entre 13 e 29 de junho -, vai encontrar além das belezas naturais e oportunidades de negócios, a mais rica diversidade cultural do Brasil. Quadrilhas, bumba meu boi de vários sotaques, tambor de crioula, cacuriá e tantas outras manifestações juninas fazem as cidades maranhenses estremecerem.

O ideal para quem for conhecer os Lençóis Maranhenses é solicitar o serviço de van, que passa cedo nos principais hotéis da cidade, e agendar com as agências os passeios pelas lagoas e dunas do Parque. A CN Turismo (98 99934-1779) disponibiliza toda a logística para atender o turista nos Lençóis Maranhenses. A viagem de van custa em média R$ 60,00 e os passeios em torno de R$ 50,00.

Prefira conhecer o Centro Histórico da capital maranhense à tarde e aproveite para conhecer a Feira da Praia Grande (Mercado das Tulhas), onde você encontra bebidas típicas e afrodisíacas, raízes, farinha, camarão, peixe seco e muitos tipos de doces, além de uma boa conversa de bar.

Quem for às cidades de Açailândia e Imperatriz deve evitar circular pela rodovia Belém-Brasília durante a noite. Prefira ficar no centro dessas cidades, que é bem policiado, animado, e pode-se curtir de forma prazerosa o cardápio diversificado da região, na maioria composto de carnes e peixes, sempre acompanhados de farinha de mandioca, batata e vinagrete.

NA BAGAGEM

Lagoa do Cassó, um novo point

A Lagoa do Cassó, entre as cidades de Primeira Cruz, Humberto de Campos e Barreirinhas, está atraindo um grande número de visitantes, especialmente nos feriados e períodos festivos. O lugar já conta com boa estrutura para receber os turistas e de lá, pode-se chegar, de forma rápida, ao município de Santo Amaro, que fica encravado no meio de belas dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Mais lagoas em Santo Amaro

Por falar em Santo Amaro, nessa época de chuvas as lagoas, de tão cheias, formam até pequenas cascatas, com água corrente e cristalina. Uma verdadeira “hidromassagem natural” no meio de um cenário exuberante. Que as chuvas permaneçam por lá, garantindo assim piscinas cheias durante todo o ano.

Acesso à praia do Araçagi

A principal via de acesso a uma das mais belas praias da Ilha de São Luís está praticamente intransitável. Os antigos buracos viraram grandes crateras, que prejudicam a descida de veículos até a faixa de areia. Com a maré cheia, a situação fica ainda pior. O problema é antigo e precisa de recuperação imediata, para o bem de todos. Os frequentadores e donos de bares reclamam muito do estado de abandono da localidade.

Pela lei do silêncio nas praias

Por falar em praia, a falta de atuação e fiscalização nas praias do Meio, Olho d’Água e Araçagi têm gerado um incômodo insuportável aos banhistas. O alto volume dos carros, que ostentam verdadeiros paredões de som, gera uma barulheira infernal. A poluição sonora agride o direito de lazer das famílias e ferem a Lei do Silêncio. As reclamações são constantes. O que falta mesmo é a punição dessas pessoas que cometem esses crimes ambientais. Que saudade da antiga operação “Manzuá”.

Maranhão é destaque em feira internacional

Mais de 30 jornalistas estrangeiros e brasileiros participaram do brunch promovido pela Embratur e os governos do Maranhão, Ceará e Piauí, durante ação especial de promoção da Rota das Emoções na Feira Internacional de Turismo de Berlim, considerada a maior de serviços do setor. Na ocasião, foi possível levar para a Alemanha um pouco da cultura e da culinária nordestina, além de mostrar as belezas naturais do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, da Área de Proteção Ambiental do Delta do Rio Parnaíba e de todo o potencial da Rota das Emoções. Divulgar para atrair turistas e investimentos ao estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.