Roubo

Obras de Bacon são roubadas na capital espanhola

Crime ocorreu em uma residência e não deixou pistas sobre os autores; Bacon é um dos artistas contemporâneos mais famosos do mundo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Cinco obras de Francis Bacon, um dos artistas contemporâneos mais famosos do mundo, foram roubadas da residência, em Madri, de um amigo e herdeiro do pintor irlandês, que faleceu na capital espanhola em 1992, informou ontem o jornal "El País". Segundo a publicação, este foi o maior roubo de obras de arte contemporânea ocorrido na Espanha nas últimas décadas.
O proprietário das obras, avaliadas em 30 milhões de euros, de acordo com o jornal, é identificado com as iniciais J.C.B., de 59 anos, que recebeu as pinturas como herança do artista.

Roubo
O roubo, confirmado à Efe por fontes da investigação, aconteceu em junho do ano passado, e desde então um tribunal de Madri investiga o paradeiro das mesmas tanto dentro como fora da Espanha, embora acredite que ainda não tenham saído do país.
O "El País" afirma que o roubo foi muito rápido e silencioso e que os ladrões aproveitaram a ausência do dono do imóvel. Nem o porteiro ou os vizinhos viram nada suspeito, e embora o alarme estivesse conectado, os ladrões conseguiram burlá-lo.
O golpe foi obra de profissionais que não deixaram impressões digitais, e se suspeita que os autores sabiam que o apartamento abrigava esta valiosa coleção do pintor irlandês.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.