Em causa própria

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), intensificou na semana passada movimentos em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), intensificou na semana passada movimentos em defesa da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ambos do PT.

Desde a condução coercitiva do petista, Dino tem usado as redes sociais, portais e jornais para fazer reverberar suas opiniões contra supostos “excessos” da Operação Lava Jato e a favor da manutenção do manutenção do mandato da presidente.

A postura é a mesma que ele vem adotando desde o ano passado, quando tentou liderar um movimento de governadores em apoio a Dilma. Mas houve uma intensificação nos últimos dias, na mesma medida em que o PMDB voltou a se distanciar do Palácio do Planalto.

A explicação é uma só: não é nos aliados petistas que o governador pensa quando faz essa firme defesa da dupla Lula/Dilma. Pelo contrário, Flávio Dino age em causa própria.

O que ele teme, de verdade, é que uma queda da presidente leve ao poder os peemedebistas. E que o ex-senador e ex-presidente José Sarney, ainda muito influente no cenário nacional, volte a ter o poder não apenas de influenciar, mas de dar as cartas, ao lado de Michel Temer, por exemplo.

Vem desse movimento em Brasília todo o aumento do esforço do comunistas pela manutenção do mandato da presidente.

E isso já não é mais negado nem mesmo pelos aliados mais próximos.

Castelo?

Foi muito comentada a presença do ex-prefeito de São Luís João Castelo (PSSDB) na manifestação de ontem, na Avenida Litorânea.

O tucano compareceu ao local com a filha, a ex-deputada Gardeninha Castelo (PSDB), e a esposa, a também ex-prefeita de São Luís Gardênia Ribeiro Gonçalves;.

No local, foi bem recebido e contou com o carinho de alguns presentes.

Reação

Foi das redes sociais, contudo, que vieram as críticas ao ex-prefeito. Muitas em tom elevado, inclusive.

A maioria dos que condenaram a presença de Castelo num evento contra a corrupção lembrou escândalos da sua gestão.

Os mais citados foram o VLT, a condenação do tucano a devolver R$ 115 milhões aos cofres públicos por improbidade, em 2015, e a recente rejeição de suas contas de 2010 pelo TCE.

Pixulequinhos

Os manifestantes do “Fora Dilma” encontraram uma maneira bem humorada de reagir ao “assassinato” do Pixuleco, há uma semana,

No evento de ontem, distribuíram vários “Pixulequinhos” a quem chegou para participar do protesto.

A ideia era “pulverizar” a sátira ao ex-presidente Lula, considerada pelos líderes do movimento como símbolo do combate à corrupção.

Mito

Alguns dos manifestantes que compareceram à Avenida Litorânea aproveitaram para defender a pré-candidatura a presidente do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ).

Carregando faixas de apoio ao parlamentar, também distribuíram panfletos com tópicos sobre o que pensa ele a respeito de diversos temas.

Pelo teor do material, Bolsonaro já conta com uma espécie de bunker de apoiadores em São Luís.

Cadê você?

Um participante do “Fora Dilma” resolveu desafiar o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim (PT), a comparecer ao ato de ontem.

Com um cartaz escrito “Vem agora, Márcio Jardim”, ele pedia a presença do petista na Avenida Litorânea.

O cartaz era uma alusão à presença do secretário na Praça Maria Aragão, quando petistas, em maior número, destruíram um Pixuleco, há uma semana.

Crise

A atuação da Caema em São Luís tem sido motivo de crise entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Aliados do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) reclamam da quebradeira que a companhia faz em ruas recentemente pavimentadas dentro do programa Mais Asfalto.

Nos bastidores, há suspeitas de que o objetivo seja mesmo prejudicar o pedetistas, que tentará a reeleição apostando justamente nas melhorias na infraestrutura da cidade.

Encontro

O deputado estadual Roberto Costa parabenizou o PMDB pelo encontro nacional realizado no sábado, 12, em Brasília.

Para ele, a unidade da juventude e do partido é essencial para tirar o Brasil da situação de crise.

- Dentro da democracia, as ideias devem ser favorecidas -, enfatizou. - Essa convenção é importante porque se o PMDB é forte deve-se à energia da juventude do partido -, concluiu.

E mais

Além de João Castelo, ninguém do PSDB foi visto na manifestação contra Dilma Rousseff, ontem, em São Luís

O PT em São Luís já trabalha com a real possibilidade de o deputado Bira do Pindaré (PSB) retornar a seus quadros

O vereador Fábio Câmara teve atuação destaca durante sua participação no encontro nacional do PMDB

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.