Guinness

Sobrevivente de Auschwitz é homem mais velho do mundo, diz Guinness

Judeu de 112 anos é o novo recordista segundo livro; ele perdeu a esposa em campo de concentração e saiu de lá com 37 kg

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Polônia - Um sobrevivente do Holocausto que vive em Israel é o homem mais velho do mundo, com 112 anos, indicou nesta sexta-feira,11, o Guinness (livre dos recordes).

A família de Yisrael Kristal afirma que ele nasceu na atual Polônia em 15 de setembro de 1903. Ele viveu nesse país até a ocupação nazista durante a Segunda Mundial, antes de ser enviado ao campo de concentração de Auschwitz.

Segundo Shula Kuperstoch, filha de Kristal, sua esposa morreu no campo, mas ele sobreviveu e, ao final da guerra, pesava 37 kg. Foi morar então em Israel e se casou de novo.

O homem mais velho do mundo anterior, o japonês Yasutaro Koide, morreu em janeiro, aos 112 anos.

Mulher
A mulher mais velha do mundo, com 116 anos, é a americana Susannah MushattJones, nascida em 6 de julho de 1899.

Segundo sua sobrinha, "Miss Susie", como ela é conhecida, teve uma vida tão longa porque não fumou, não tomou álcool e, aparentemente, também não era afeita a festas.

O recorde de longevidade humana oficialmente reconhecido é o da francesa Jeanne Louise Calment, que viveu 122 anos e 164 dias e morreu em 1997.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.