Apoio

Sebrae estrutura projeto para indústrias de alimentos e bebidas de São Luís

Esses segmentos que atuam na Ilha empregam cerca de 2% da mão de obra industrial do estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O Sebrae no Maranhão está estruturando um projeto voltado para indústria maranhense. Trata-se do Projeto Indústrias de Alimentos e Bebidas da Região Metropolitana de São Luís, que irá atender 100 empresas de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

A primeira reunião aconteceu no Multicenter Sebrae e dezenas de empresários participaram da ação. Na ocasião, foram esclarecidas duvidas, apresentada a metodologia de trabalho e identificados problemas em comum aos empresários participantes. O governo do Estado esteve presente por meio da Secretaria de Indústria e Comércio (Seinc).

“Estes dois segmentos da indústria são bastante significativos. A indústria de alimentos e bebidas na região metropolitana de São Luís emprega cerca de 2% da mão de obra industrial do estado e dar suporte a estes dois segmentos significa criar condições para o setor da indústria crescer com sustentabilidade e com condições de disputar o mercado interno e de outros estados”, afirmou José Morais, diretor técnico do Sebrae no Maranhão.

A meta do Sebrae é dar atendimento coletivo em gestão e em tecnologia, com diagnósticos e soluções Sebrae para até 65 microempresas, 20 microempresários individuais e 15 Empresas de Pequeno Porte, perfazendo um total de 100 empresas dos segmentos de alimentos e bebidas, entre 2016 e 2019.

“Hoje apresentamos a proposta de trabalho e verificar a adesão dos empresários convidados a participar do projeto. O foco será a competitividade, a lucratividade e sustentabilidade dessas empresas como forma de ampliar a participação das Micro e Pequenas empresas no mercado local”, explicou a gestora do projeto, Dulcileide Oliveira Salinas.

No âmbito do projeto, além dos diagnósticos, os empresários receberão capacitações e consultorias dentro das soluções Sebrae. “Após um mês das consultorias há o retorno da consultoria para verificar a aplicabilidade das soluções sugeridas para cada caso. Um dos resultados que vamos buscar é o aumento da lucratividade”, explicou a gestora do projeto.

Dentro do perfil das empresas que podem aderir ao projeto estão empresas dos segmentos de panificação, pizzaria, massas, doces cristalizados e em compota, enquanto no de bebida água, refrigerante, sucos concentrados, polpa de frutas e sorveteria.

Os empresários que se encaixam no perfil ainda podem aderir ao projeto até 17 de abril e para isso é preciso procurar a Unidade Regional do Sebrae de São Luís, localizada na Avenida dos Holandeses, no edifício Windows Mall, para que o projeto seja apresentado aos empresários interessados e verificada a elegibilidade para este projeto e a pactuação em participar das ações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.