Áreas de riscos

Defesa Civil de São Luís recebe em média 400 chamadas por ano

Segundo dados, número diminuiu neste período do ano, mas campanhas educativas e atendimentos presenciais ainda serão feitos

Oestadoma.com

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Segundo a defesa civil, 60 áreas de risco foram catalogadas em São Luís
Segundo a defesa civil, 60 áreas de risco foram catalogadas em São Luís

SÃO LUÍS – Apesar de a média de chamadas para atendimento ter diminuído em relação ao mesmo período do ano passado – caiu de 50 para 39 - a Defesa Civil Municipal de São Luís segue orientando a população para os perigos das chuvas na capital. Mesmo com a diminuição do nível pluviométrico neste ano, segundo a superintendente do órgão, Elitânia Barros, a média de 400 chamadas por ano ainda é considerada alta.

De acordo com Elitânia, as chamadas, geralmente feitas através do número 153 e ofícios, são para conter alagamentos, muros rachados e perigo de desabamento. “Nós temos 60 pontos catalogados e estamos fazendo um acompanhamento com essas campanhas educativas, que começam na próxima semana”.

A superintendente afirmou também que equipes técnicas da defesa civil vão fazer visitas nestes pontos catalogados. “Como as chuvas começaram a se intensificar neste período, a partir desta segunda-feira nós vamos iniciar, também, as visitas. Este trabalho será feito pouco a pouco, com emissões de laudos e orientações”, explicou.

Elitânia Barros aconselha ainda que os moradores dessas regiões observem a presença de água barrenta ou com mau cheiro perto dos imóveis. Isso pode evidenciar a presença de vazamento de esgoto na região, o que deixa o solo mais úmido. De acordo com ela, pessoas que moram em áreas de encosta devem observar se há rachaduras em paredes, tijolos, concreto, ou mesmo no chão. Eles devem estar atentos a afundamento do solo e barulhos, como rangidos na estrutura da residência.

Elitânia Barros, superitendente da Defesa Civil Municipal de São Luís
Elitânia Barros, superitendente da Defesa Civil Municipal de São Luís

"Esses são sinais que podem significar que o terreno não está estável. Os moradores de áreas consideradas de risco devem ficar atentos a qualquer barulho estranho e se escutarem estalos na estrutura devem deixar o imóvel imediatamente", alerta.

A Defesa Civil recomenda que o motorista mantenha a atenção dobrada durante a condução de seu veículo em caso de chuvas. Se estiver parado e o local começar a alagar, motorista e passageiros devem deixar o veículo e seguir para um lugar seguro. Se estiver já dirigindo, o motorista pode optar por fazer uma parada antes de seguir viagem.

O órgão ainda alerta que descargas elétricas também são comuns no período de chuvas. Para se proteger delas, os locais mais adequados são o interior de carros, ônibus ou edificações. Em casos de emergências, chame a Defesa Civil, que atende em sistema de 24 horas ao dia, pelo telefone: 153.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.