Procon

Endividados de SL e ITZ terão oportunidade de renegociação

Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, promovida pelo Procon, ocorrerá de 15 a 18 deste mês nos municípios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Pelo segundo ano consecutivo, o Rio Anil Shopping apoia e recebe a Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, promovido pelo Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA). A ação será realizada de 15 a 18 deste mês.
Durante a Semana, os consumidores que estejam com alguma dívida terão acesso à renegociação com empresas de telefonia fixa e móvel, bancos, TV por assinatura, lojas de varejo e concessionárias de serviços públicos.
As ações terão acompanhamento de servidores do Procon em cada diálogo entre fornecedores e consumidores. Para que haja a renegociação da dívida, o consumidor deve ter em mãos todos os documentos que comprovem o dé­bito, além de documentos pessoais. É importante também já ter em mente uma proposta de parcelamento que caiba no seu bolso para apresentar à empresa credora.
O diferencial este ano é que, além de renegociação de dívidas, os consumidores poderão emitir documentos como RG, CPF e certidão de antecedentes criminais em um balcão específico montado para o serviço.
“O Rio Anil Shopping não poderia ficar de fora de uma ação tão importante como essa. Mais que uma data, é a oportunidade de mostrarmos que é possível consumir de forma consciente, respeitando os direitos tanto do consumidor quanto do fornecedor”, des­tacou Rodrigo Braga, superintendente do Shopping Rio Anil.

Imperatriz
Durante a programação da 2ª Semana Estadual de Prevenção e Combate ao Superendividamento, os consumidores poderão quitar suas dívidas e, também, participar de palestras sobre a temática, que serão ministradas com apoio de membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A programação do evento será encerrada com uma palestra realizada pelo presidente do Procon Maranhão e diretor-geral do Viva Cidadão, Duarte Júnior, na Faculdade Unisulma, em Imperatriz, às 19h30.
Outra atividade prevista na programação é a distribuição de cartilhas sobre o consumo consciente e como administrar de forma responsável a renda familiar. Além disso, os consumidores serão orientados quanto a formalização de reclamações e denúncias de violações dos direitos do consumidor.
Entre os fornecedores que já confirmaram presença estão a Receita Municipal, Receita Estadual, Cemar, Caema, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.