Bira de volta, com problemas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) deve retornar nos próximos dias à Assembleia Legislativa. Ele deixará a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) para, com a desincompatibilização do cargo no Executivo, garantir as condições para tentarviabilizar-se candidato a prefeito de São Luís.
Até há um mês, esse seria o caminho natural do socialista - com alguns percalços, em virtude da oposição do senador Roberto Rocha dentro do partido, mas natural.
Ocorre que a coisa toda mudou em duas semanas. Desde o início do mês, o mesmo Rocha intensificou o ritmo das articulações para levar o PSB a outro caminho: o senador pretende filiar a deputada federal Eliziane Gama (Rede) e fazer dela - não Bira - a candidata da legenda nas eleições de outubro.
Em desvantagem no momento atual do jogo, Bira ainda aposta suas fichas numa reviravolta à custa da força do governo. Nos bastidores, há informes de que o deputado é o preferido do governador Flávio Dino (PCdoB).
Enquanto esse apoio não se efetiva em ações práticas a seu favor, contudo, resta a ele protestar pelos cantos, em lamúrias expostas por uns poucos adeptos.

Negou
O ex-senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) negou ontem, em contato com a coluna, que tenha afirmado que o governo Dilma Rousseff (PT) “acabou”.
A informação ganhou as redes sociais na noite de quinta-feira, 10, depois de publicada pelo Jornal do Brasil. Uma tentativa - avaliou Sarney - de colocá-lo em situação descortês com a presidente.
O peemedebista garanteque jamais deu qualquer declaração neste sentido.

Guerrilheira
Curiosamente, a suposta declaração acabou sendo publicada na mesma noite em que o jornalista Ilimar Franco noticiava assertiva de Sarney, em sentido contrário.
Na sua coluna reproduzida em O Estado, Franco disse que o ex-senador destacou a “biografia de resistência” da presidente.
- Ela é uma guerrilheira. Vai até a última bala. Não tem temperamento para isso (renúncia ou licença do cargo). A biografia dela é de resistência - declarou.

Dissonante
O deputado federal João Castelo decidiu ser voz dissonante no PSDB do Maranhão e manifestou-se publicamente, ontem, a favor dos protestos pró-impeachment de domingo.
No tucanato maranhense, ninguém fala nada sobre o assunto, para não vincular a imagem do partido às manifestações de rua. Castelo até convidou para o ato.
- Não somos inimigos de pessoas ou de partidos. Queremos apenas um país mais justo. Por isso, vamos em paz e repudiando qualquer tipo de violência - declarou.

Cobrança
O deputado estadual Eduardo Braide (PMN) cobrou ontem, por meio das redes sociais, a divulgação do edital de licitação do transporte público em São Luís.
O parlamentar tem especial interesse em que a peça inclua uma sugestão sua, para que o repasse da Prefeitura às empresas seja proporcional ao grau de satisfação do usuário.
- As empresas que prestam um bom serviço devem ser valorizadas, diferente das que não têm compromisso - explicou.

Diminuiu
A representatividade feminina no comando da Assembleia Legislativa diminuiu após o resultado da eleição da Mesa Diretora na última quinta-feira.
Se na atual composição - com mandato até janeiro de 2017 - há três mulheres (Valéria Macedo [PDT], Graça Paz [PSL] e Francisca Primo [PT]), a diretoria eleita tem apenas uma: Nina Melo (PMDB).
O curioso é que para Nina alcançar a vaga o deputado Roberto Costa (PMDB) teve de abrir mão do posto, o que só foi resolvido nas 24 horas que antecederam o pleito.

Focados
Enquanto alguns deputados se concentraram diretamente na disputa por espaços na Mesa Diretora e nas comissões técnicas da Casa, outros ficaram focados apenas na eleição 2016.
Foi o caso de Alexandre Almeida (PSD), pré-candidato a prefeito de Timon, e de Wellington do Curso (PPS), pré-candidato a prefeito de São Luís.
O foco para eles são as eleições municipais.

TRE orienta
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão realizará encontro com profissionais da imprensa, na próxima quarta-feira, para tratar da legislação eleitoral.
O encontro será promovido pela assessoria de comunicação do tribunal e contará com o apoio do presidente da Corte, desembargador Lourival Serejo.
O objetivo é evitar que haja descumprimento da legislação, o que pode resultar em multas severas à imprensa.

E MAIS

• Mesmo com a tentativa de arrefecimento dos ânimos, os líderes dos movimentos pró-impeachment ainda temem confrontos com petistas neste domingo, 13.

• O secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré (PSB), deve deixar a pasta até terça-feira, 15, para concorrer à Prefeitura de São Luís.

• O deputado João Castelo foi o único tucano a se manifestar em relação aos protestos contra Dilma, Lula e o PT, neste domingo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.