Jiu-Jítsu

Maranhense é campeão estadual e se prepara para o Brasileiro

Pitágoras da Silva Vieira, de 22 anos, foi campeão maranhense na categoria absoluto e representará o Estado entre os melhores do país, em abril, no Pará

O Estado Online

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Pitágoras da Silva Viera no lugar mais alto do pódio do Campeonato Maranhense
Pitágoras da Silva Viera no lugar mais alto do pódio do Campeonato Maranhense (PITAGORAS JIU JITSU )

SÃO LUÍS – Campeão maranhense de jiu-jítsu, Pitágoras da Silva Vieira, de 22 anos, ganhou a chance de disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade, de 21 a 24 de abril, em Belém (PA). Pitágoras, que é da academia Guigo, venceu a competição estadual na categoria absoluto, faixa marrom. O atleta afirma que está muito motivado e, apesar das dificuldades, acredita que representará bem o Maranhão no certame nacional.

Para garantir sua participação na disputa entre os melhores do país, Pitágoras precisou ser o melhor do seu Estado. Como prêmio pelo título, ele conseguiu passagens, hospedagem e inscrição para o Campeonato Brasileiro, pagos pela Federação de Jiu-Jítsu do Estado do Maranhão. Essa competição local foi disputada no dia 6 deste mês, em São Luís.

Em entrevista ao Estado Online, Pitágoras falou da expectativa para o maior desafio da sua carreira. “Fiz lutas bastante difíceis aqui nesta etapa do Maranhense. Aqui, nós temos muitos atletas de qualidade. Mas estou pronto para o desafio e agradeço bastante a Deus e a minha família por tudo. Acredito que, com fé em Deus, posso chegar mais longe”, disse.

O atleta comentou sobre sua paixão pelo o esporte. “Comecei no jiu-jítsu há uns sete anos atrás. Sempre tive o sonho de me tornar profissional. Como muitas pessoas, passei por problemas familiares que me afastaram um tempo do esporte, mas, graças a Deus, consegui voltar a treinar. Sempre tive a ajuda dos meus amigos da academia e, principalmente, do meu mestre Roberto Ferreira”.

Por fim, o campeão lamentou a falta de apoio para o esporte no Maranhão. “Já ganhei alguns campeonatos aqui em São Luís, mas sempre com muita dificuldade. Temos bons atletas, mas, infelizmente, sofremos com a falta de patrocínio. Acho que o nosso Estado deveria acreditar mais em seus atletas”, finalizou.

O Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Esportivo e fará parte das festas de comemorações dos 400 anos da cidade de Belém. Mais informações sobre a competição aqui.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.