Escolas

Prefeitura de Ribamar promove projeto Educação Ambiental nas Escolas

Trabalho visa conscientizar os alunos da rede municipal de ensino de São José de Ribamar e torná-los semeadores de informações

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A Prefeitura de São José de Ribamar está realizando o projeto Educação Ambiental nas Escolas, iniciativa que tem como objetivo despertar nos jovens o interesse sobre a temáticas ligadas ao meio ambiente através de informações importantes repassadas via palestras e oficinas. As escolas participantes da iniciativa estão sendo contempladas com lixeiras de coleta seletiva.

A primeira etapa do projeto aconteceu na Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, e reuniu 200 estudantes do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. Divididos em duas turmas, eles participaram das palestras sobre resíduos sólidos e da oficina de horta com garrafas pet.

A coordenadora pedagógica do Liceu Ribamarense, professora Maria Silva Santos, destacou que a escola já possui uma linha de atuação educacional voltada para as questões ambientais. “Desde 2014, o Liceu Ribamarense I tem a disciplina Educação Ambiental na matriz curricular para alunos do 1º ao 9º ano. Foi uma deliberação do Conselho Municipal de Educação para as escolas de tempo integral”, destacou.

Ações

Ainda segundo a professora, ações como esta são importantes para a consolidação da formação cidadã. “Nós estamos formando cidadãos e o que eles aprendem não pode ficar somente dentro da escola. O que eles aprendem aqui será levado para casa, para a comunidade onde eles vivem, assim vão cuidar do bairro, do município e do país. Por isso, nós trabalhamos muito pela conscientização para a ação na comunidade”, comentou a professora.

A aluna Lana Silva Lázaro, aluna do 2º ano, contou que irá instruir os pais em relação ao descarte do lixo. “Quando eu chegar em casa, vou contar para os meus pais o que as tias me falaram porque nós temos que preservar o meio ambiente”, destacou a estudante de sete anos.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura, Pesca e Abastecimento, Pedro Oscar, explicou que a finalidade do projeto é fazer das crianças semeadoras da conscientização.

“Esta ação é extremamente importante principalmente para as crianças que vão ter conhecimento da importância de preservar o meio ambiente. Essas crianças vão levar essas informações para casa e falar para os pais e semear essa prática dentro de casa”, destacou o secretário.

O projeto Educação Ambiental nas Escolas é contínuo e pretende atingir todas as escolas da rede municipal ainda no ano de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.