Mar revolto

Fenômeno da maré de sizígia volta a ser observado na orla de SL

Ondas altas foram apreciadas por frequentadores na Ponta d´Areia; fato é comum nos meses de março e setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

SÃO LUÍS - O fenômeno da maré de sizígia, comum nos meses de março e setembro devido à ação lunar, foi visto mais uma vez na noite de hoje na orla de São Luís. Na Ponta d´Areia, frequentadores puderam apreciar um fato, conhecido por sua beleza e, ao mesmo tempo, por seus danos à estrutura a beira-mar.

As primeiras ondas fortes começaram a ser vistas por volta das 19h. E o ponto de maior amplitude apareceu às 20h. Pessoas puderam tirar fotos ou mesmo fazer selfies bem próximas as ondas, que batiam na estrutura de contenção, montada na Ponta d´Areia. “ Acho bonito e sempre que posso acompanhar, estou aqui”, disse a professora Socorro Oliveira.

Além da Ponta d´Areia, o fato também foi observado em outros locais, como as praias do Caolho e Calhau, além da Raposa. Nos meses de setembro, por exemplo, as ondas chegam a uma altura de quase sete metros.

Apesar da beleza aparente do fenômeno, o consultor ambiental Márcio Vaz faz alguns alertas. Ele aponta, com base em estudos que a capital maranhense possui a maior maré em zona urbana do país. “ Devido à ação da lua nova, neste período do ano, e da lula cheia nos meses de setembro, a população pode apreciar este fato. No entanto, tem causado danos à orla que precisam ser observados”, disse.

Ele aponta ainda um benefício do fenômeno. Para ele, pelo fato de as bacias dos rios Bacanga absorverem grande parte dos dejetos produzidos na cidade, a preá e baixa mar são positivas. “ Se não houvesse estes fenômenos, certamente os dados à natureza seriam ainda maiores”, explicou.

Assista ao vídeo:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.