Eleição

Eleição para a Mesa da Assembleia será realizada hoje

Composição para biênio 2017/2018 tem apenas dois membros da atual Mesa Diretora: Humberto Coutinho e Othelino Neto

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Composição eleita hoje assume mandato apenas em fevereiro de 2017
Composição eleita hoje assume mandato apenas em fevereiro de 2017 (Mesa)

Será realizada às 11h30 de hoje, em sessão extraordinária, a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. O pleito foi confirmado na segunda-feira pelo presidente do Legislativo, deputado Humberto Coutinho (PDT), que será reeleito para o cargo, ao lado do primeiro vice-presidente, deputado Othelino Neto (PCdoB).

A antecipação da eleição somente foi possível após a promulgação do Projeto de Resolução Legislativa nº 781/2016, que havia sido submetido ao Plenário, e aprovado por unanimidade, em dois turnos. O projeto é de autoria do deputado Ricardo Rios (PEN).

Até ontem, estavam garantidos na nova composição da Mesa, os deputados Humberto Coutinho e Othelino Neto; Adriano Sarney (PV) com uma vaga destinada à bancada do Partido Verde; Nina Melo (PMDB), na vaga destina ao Bloco de Oposição; Josimar de Maranhãozinho (PR) e Stênio Rezende (PMB), com as duas vagas destinadas ao Bloco União Parlamentar; e Fábio Macedo (PDT) e Zé Inácio (PT), se juntariam a Coutinho e Otheino pelo Bloco Parlamentar Pelo Maranhão, o Blocão, que tem direito a cinco vagas. No lugar de Fábio Macedo, contudo, pode entrar Fábio Braga (PTdoB).

Restaria, desta forma, apenas uma vaga para o Blocão. O deputado Ricardo Rios (PEN) era até ontem o mais cotado, pela proximidade que mantém com Humberto Coutinho, era o nome mais cotado para esta vaga. Júnior Verde (PRB) também tentava se articular. Já Rogério Cafeteira (PSC), que chegou a demonstrar interesse por espaços na Mesa, aceitou o convite do Executivo, e permanecerá na Liderança do Governo.

Consenso – Na semana passada, O Estado havia ouvido deputados governistas e de oposição sobre a antecipação da eleição da Mesa. Na oportunidade, em que o Projeto de Resolução já havia sido aprovado em primeiro turno, o discurso era de que o presidente Humberto Coutinho somente marcaria o pleito caso houvesse consenso entre os deputados.

Na manhã de ontem circulou nos bastidores a informação de que alguns membros do Blocão, insatisfeitos com as negociações, queriam aumentar de cinco para seis o número de vagas na Mesa. Desta forma, uma vaga teria de ser retirada da bancada do PV. O burburinho, contudo, foi negado por deputados do próprio Blocão

A expectativa, portanto, é de que a sessão que marcará a eleição para o comando da Mesa, para o biênio 2017-2018, ocorra em clima de tranquilidade.

Na atual composição, a direção da Assembleia Legislativa tem como presidente, Humberto Coutinho; primeiro vice-presidente, Othelino Neto; segundo vice-presidente, Glalbert Cutrim (PDT); terceiro vice-presidente, Valéria Macedo (PDT) e quarto vice-presidente, Graça Paz (PSL). Na primeira secretaria está o deputado Edilázio Júnior (PV); na segunda o deputado Carlinhos Florêncio (PHS); na terceira secretaria o deputado Cesar Pires (DEM) e na quarta a deputada Francisca Primo (PT).

Essa composição se manterá inalterada até janeiro de 2017.

Composição articulada por bancadas e blocos

Presidente – Humberto Coutinho

1º vice-presidente – Othelino Neto

2º vice-presidente – Josimar de Maranhãozinho

3º vice-presidente – Fábio Macedo ou Fábio Braga

4º vice-presidente – Adriano Sarney

1º secretário – Ricardo Rios

2º secretário – Stênio Rezende

3º secretário – Nina Melo

4º secretário – Zé Inácio

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.