Saúde

Ações de conscientização marcam o Dia Mundial do Rim em São Luís

Campanha deste ano tem como foco alertar a população para adoção de hábitos saudáveis desde a infância para prevenir doenças renais

O Estado On-line, com informações de assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Crianças devem beber bastante água para evitar doenças renais
Crianças devem beber bastante água para evitar doenças renais (dia mundial do Rim)

Ações de conscientização estão sendo realizadas, durante o dia de hoje (10), em alusão ao Dia Mundial do Rim. Este ano, o foco da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) tem como foco alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis desde a infância, por isso a campanha deste ano tem como tema “Prevenção da doença renal começa na infância! ”. Em São Luís, as ações estão sendo realizadas pelo Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão, por meio da Unidade de Nefrologia e do Centro de Prevenção de Doenças Renais.

Profissionais e residentes desses setores, juntamente com os acadêmicos das Ligas de Hipertensão Arterial (LHA) e de Afecções Renais (LARe) da UFMA, estão participando das atividades, que foram realizadas na escola comunitária Nossa Senhora de Fátima, na Vila Embratel, pela manhã, e ocorrerão no Shopping da Ilha, durante a tarde. Além dos esclarecimentos, por meio de pequenas palestras, também foi apresentado, pela manhã, um teatro de fantoches abordando o tema de forma lúdica.

Até às 19h, outra equipe estará a partir do meio-dia até no hall da praça de alimentação do Shopping da Ilha, também desenvolvendo uma ação educativa por meio da distribuição de folders informativos, aferição de pressão arterial, avaliação do IMC (índice de massa corporal). Além disso, profissionais e acadêmicos estarão orientando sobre os hábitos simples que podem garantir a saúde dos rins, uma vez que a Doença Renal Crônica é silenciosa e afeta consideravelmente a qualidade de vida.

Nos dias 30 e 31/03, a ação educativa também será realizada na Unidade de Ensino Básico Mário Andreazza, situada no bairro da Liberdade, das 15h às 17h.

Saiba mais

Por que é preciso prevenir a Doença Renal desde cedo:

- A doença renal crônica em crianças afeta o crescimento, o desenvolvimento cerebral e a expectativa de vida;

- O tratamento é difícil, caro e trabalhoso;

- A progressão da Doença Renal pode ser restaurada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo para a adoção de medidas apropriadas;

- O diagnóstico da DRC em crianças no Brasil na maioria das vezes é tardio i incompleto;

- A Doença Renal Crônica na infância é diferente dos adultos, e o tratamento é mais delicado.


Dicas importantes:

-Tenha hábitos alimentares saudáveis

- Não fume

- Controle seu peso

- Controle a pressão arterial

- Beba água

- Não tome medicamentos sem orientação médica

- Se for diabético ou tiver histórico de diabetes na família, controle glicemia (açúcar no sangue) regularmente

- Pratique atividade física regularmente


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.