Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
CÍNTIA e Fernando Motta estão encantados com a modernidade de Dubai, que estão visitando a convite do Grupo Maranhense de Decoração, juntamente com os filhos Rodrigo (e a namorada Marcela Tranchesi) e Bianca (top model internacional)
CÍNTIA e Fernando Motta estão encantados com a modernidade de Dubai, que estão visitando a convite do Grupo Maranhense de Decoração, juntamente com os filhos Rodrigo (e a namorada Marcela Tranchesi) e Bianca (top model internacional)
Eis a nova Comissão Executiva do Conselho Nacional das Escolas de Magistraturas do Trabalho (Conematra): da esquerda para a direita: desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente; desembargadora Kathia Albuquerque, diretora; desembargador Brasilino Santos Ramos, presidente; desembargadora Leila Chevtchuk, diretora; e juiz Océlio Morais, secretário
Eis a nova Comissão Executiva do Conselho Nacional das Escolas de Magistraturas do Trabalho (Conematra): da esquerda para a direita: desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, vice-presidente; desembargadora Kathia Albuquerque, diretora; desembargador Brasilino Santos Ramos, presidente; desembargadora Leila Chevtchuk, diretora; e juiz Océlio Morais, secretário

Gerson é vice-presidente do Conematra
O desembargador maranhense Gerson de Oliveira Costa Filho, diretor da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região foi eleito, por aclamação, durante a 48ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Nacional das Escolas de Magistraturas do Trabalho (Conematra), para o cargo de vice-presidente da entidade no biênio 2016-2017. O encontro foi realizado na semana passada, em Goiânia, quando Gerson foi convidado para o cargo pelo presidente reconduzido, desembargador Brasilino Santos Ramos, diretor da Escola Judicial do TRT da 10ª Região (Distrito Federal e Tocantins).

À procura de mulheres
E no mês da mulher, o Tribunal Superior Eleitoral vai começar campanha em rede de televisão e rádio para "estimular" a participação feminina nas eleições municipais de outubro. A campanha será lançada no Congresso Nacional no dia 31 de março.
O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, cobrou mais presença das mulheres na política lembrando que no Brasil essa participação é menor que em países muçulmanos, como o Irã. "Aqui representam pouco mais de 10% dos mandatos na Câmara e Senado", lembrou.
Parece piada, mas o Partido da Mulher Brasileira (PMB) – a sigla mais recente homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral, ano passado – contava no final do ano passado com vinte deputados federais. Sabe quantos do sexo feminino? Duas. Se até no PMB a mulher é minoria, imagine nos outros.

Mobilização da PF
No bojo da polêmica sobre a atuação da Polícia Federal na Operação Lava Jato e as pressões para que se coloque "coleira" no órgão, os delegados da PF lançam nesta quarta a campanha nacional pela "autonomia" da polícia.
Com a "carta do povo brasileiro" os delegados pedem apoio à PF num abaixo-assinado para que a população entre na luta da categoria para a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional 412.
O projeto estabelece a "autonomia administrativa, financeira e orçamentária da instituição".

Cartas de FHC
Neste Brasil que se transformou num “deserto de homens e ideias”, como disse certa vez Osvaldo Aranha, há pelo menos uma voz lúcida na oposição que não se cansa de ensinar aos seus correligionários do PSDB o que lhes cabe fazer nessa hora grave para ajudar a tirar o país da crise: Fernando Henrique Cardoso.
Seu último artigo, “Cartas na mesa”, publicado no último domingo no jornal “O Estado de São Paulo”, é uma enciclopédia de sabedoria e compromisso com o Brasil. Diferentemente dos “xiitas” do PSDB que ainda creem em “salvador da pátria”, FHC afirma que fazer eleições com a legislação partidária e eleitoral que temos é prolongar a crise em que nos encontramos porque o “nó”, segundo ele, é “político”.
E relaciona as reformas que o Congresso precisa fazer dar um novo rumo ao país. “Só nas crises se fazem grande mudanças. Estamos em uma. Mão à obra”, pois, recomendou.

Ala jovem no Rio Poty
O primeiro grande evento voltado para a ala jovem depois do Carnaval, sem dúvida, será o que acontecerá no Rio Poty Hotel, no próximo sábado, e que vai reunir o sanfoneiro Dorgival Dantas e a cantora Marília Mendonça.
Em São Luís, não se fala em outra coisa. Aliás, informações de bastidores dão conta de que os ingressos estão quase esgotados. Até porque, a intenção da produtora 4 Mãos é oferecer um show diferenciado.
Evento reunirá fãs dos dois artistas. A despeito de Dorgival Dantas, “O Poeta”, sabe-se que ele começou a tocar aos 14 anos e desde os 21 escreve canções sobre relacionamentos e o amor. É autor de músicas como “Destá”, “Coração”, “Primeiro passo” e “Você não vale nada”, entre diversas outras.

Chagas e seus 25 anos de cantoria
Um dos mais atuantes e festejados cantadores de bumba meu boi, Chagas, do Boi da Maioba, está completando 25 anos de cantoria e vai comemorar com a gravação de um DVD no próximo sábado. Para este grande momento de sua carreira, ele terá duas potências musicais como convidados: os cantores maranhenses Rita Benneditto e César Nascimento. A gravação contará ainda com a participação de crianças, todas participantes de oficinas de canto, dança e percussão realizadas pelo grupo.

TRIVIAL VARIADO
O fotógrafo Ribamar Pinheiro - que nasceu no Dia Internacional da Mulher - passou o dia de ontem recebendo cumprimentos pela passagem de seu aniversário.

Hoje, quem está mudando de idade é o jornalista Rômulo Barbosa, diretor de Jornalismo da TV Mirante. Ele está viajando mas chega a tempo de receber o abraço dos amigos.

A Escola de Governo do Maranhão abriu inscrições para cursos a serem ofertados durante o mês de abril.
A boate Kathedral, na Península da Ponta d’Areia, anunciou a festa Funk Open Bar, neste sábado, com a intenção de muita badalação até o amanhecer.

DE RELANCE

Reflexo nos EUA
A crise está mesmo feia. Maranhenses que, em São Luís, atuam no setor de turismo, afirmam que, em recente voo da American Airlines para Miami, constataram que a aeronave estava praticamente vazia. Na volta para São Paulo, a mesma situação. Como os brasileiros eram os grandes consumidores, registrou que até algumas lojas em Orlando fecharam as portas. Os outlets encontram-se à mingua.

Prontos para encarar
O Planalto resolveu enfrentar as coisas. Mesmo sem consenso entre os líderes da base aliada, passou a defender a celeridade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), disse após reunião com a base e com o ministro Ricardo Berzoini, que todos estão prontos para discutir a matéria. Mas o início dos trabalhos depende da resposta do Supremo Tribunal Federal ao recurso apresentado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Agora é Hoffmann
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado elegeu por aclamação a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) para presidir colegiado em substituição ao senador Delcídio do Amaral (PT-MS). Ela foi indicada pela bancada do PT para a função e não enfrentou resistência dos demais partidos. O senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que exercia a presidência interinamente, será o vice-presidente da Comissão.

Lounge Club
José Iran Wanderley e Gustavo Braga, que comandam o restaurante Kitaro, estão lançando uma nova proposta para a noite maranhense, em sociedade com Henrique Almeida e Teté Vieira. Trata-se da casa “098 Lounge Club”, que abre as portas na Lagoa (no espaço do ex-Kitaro) nesta sexta - feira, com uma temporada especial de 22 festas e os diversos estilos musicais. Na abertura, “Welcome Party 098”, que terá como atração o projeto EletroSax, de George Israel (ex-Kid Abelha) e DJs.

Vem tempestade pela frente!
Queiram ou não queiram, aqueles que detêm as redes deste país devem esperar uma forte tempestade nos próximos dias. Depois de uma semana inteira de desgaste, com os episódios envolvendo o ex-presidente Lula, o governo terá de enfrentar poucas e boas daqui para frente. As manifestações nas ruas serão retomadas no próximo domingo, mobilizando o país de norte a sul.

“Mostre sua Cara”
A Universidade Federal do Maranhão promoverá amanhã a abertura do projeto cultural de promoção de talentos “Mostre sua Cara”. O evento ocorrerá no Auditório Central da Cidade Universitária Dom Delgado. O projeto é destinado a toda comunidade acadêmica da instituição para apresentar e divulgar os novos talentos universitários. A UFMA disponibilizará aos interessados estrutura de produção, de palco e divulgação, para que a comunidade universitária possa mostrar suas habilidades artísticas. O projeto não possui caráter de competição.
Para refletir com o alemão Otto von Bismarck:
“As pessoas nunca mentem tanto quanto depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.