Show

Heriverto Nunes em Espetáculo musical e poético

Cantor Heriverto Nunes apresentará, amanhã, às 20h, o show “Fossa Nova”, no Cumidinha de Buteko; apresentação será uma mescla de música, teatro e poesia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Heriverto Nunes apresentará um espetáculo com amores acabados
Heriverto Nunes apresentará um espetáculo com amores acabados (Heriverto Nunes)

O canto, o teatro e a poesia para problematizar o romântico, o amor e a solidão. Essa é a proposta do espetáculo musical “Fossa Nova”, que o cantor Heriverto Nunes apresentará amanhã, às 20h, no Cumidinha de Buteko (Cohajap). O evento terá um caráter poético e durante a apresentação serão trabalhados pelo menos três gêneros artísticos: teatro, música e poesia. O artista compartilhará obras de poetas maranhenses, delineando números musicais líricos, situados entre o drama e a poesia. A realização é da produtora Arroz de Cuxá.

Em “Fossa Nova”, Heriverto Nunes se valerá da arte da performance por meio da música para vivificar, sugerir e inspirar sensações, impressões, reflexões, emoções, “insights” e diversos sentimentos. Segundo ele, fossa quer indicar aquele estado de tristeza e depressão depois que um relacionamento afetivo termina. “Assim é que pretendo levar meus espectadores à fossa de suas emoções, para que possam transcendê-las e, quem sabe, fortalecerem-se com a poesia, o teatro e a música”.

O ritmo Bossa Nova é costumeiramente associado ao romantismo, à afetividade, à boêmia e está ligado a nomes muito caros na música brasileira, entre eles, Vinícius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim, que cantaram a dor e musicaram as paixões. Para além da Bossa Nova, que justifica o trocadilho, o espetáculo trará em seu bojo elementos de vários ritmos musicais brasileiros, sob o viés da afetividade e, tantas vezes, da dor que as frustrações ou mágoas geram nos indivíduos.

O show terá a participação de Werberth Belo, que vai recitar uma poesia. O cantor terá acompanhamento do maestro João Eudes. “Será um show intimista, de voz e violão de cordas. Esse mesmo show foi apresentado pela primeira vez em 2012, e repeti em 2013. Agora, após dois anos, estou reeditando, mas fora do eixo Praia Grande. Geralmente faço shows temáticos e este traz canções de dor de cotovelo, de desamor”, disse Heriverto, acrescentando que o repertório mesclará músicas autorais e “fossas” que ele gostava de ouvir quando era mais jovem. Entre as autorais, cantará as músicas “Fossa Nova”, “Sem dizer não”, “Só” e “Samba de esquecer”, entre outras. Composições de Maísa, Lupicínio Rodrigues e de Gonzaguinha também estarão no repertório.

Influências- Como de costume, a apresentação musical de Heriverto Nunes terá fortes influências de ritmos nobres brasileiros, como o samba de raiz e a bossa. Mas os ritmos populares, como os afro-sambas, as doutrinas africanas e ritmos genuinamente maranhenses, tais como as músicas próprias do tambor de mina, também serão pratos cheios de seus versos.

O artista iniciou-se musicalmente na infância, de maneira bastante singular, pois sua tia, durante as festas do terreiro em que costumava frequentar, incitava-o a tocar discos, naquela época ainda de vinil, como os de Clara Nunes e os da cantora Aparecida. Foi assim que, ainda menino, ele teve acesso a grandes nomes do samba e da música afro-brasileira.

Já sua formação teatral deu-se na Universidade Federal do Maranhão e nos vários espetáculos em que já atuou, como “Histórias de Todos os Dias”. Compondo de modo muito intuitivo, Heriverto Nunes participou do projeto musical “Samba de Crioulo”, junto a Zayda Moraes e Andréa Frazão, no Espaço Catarina Mina, projeto este que reuniu as composições dos três artistas. “O evento foi proveitoso, pois iniciativas de cunho autoral são uma carência no cenário musical da cidade”, disse.

Começa, assim, a trajetória musical de Heriverto Nunes, que passa a se apresentar na noite ludovicense, como no bar Odeon Sabor & Arte, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho e no Centro de Cultura Negra do Maranhão. Ele participou, ainda, de alguns projetos junto às irmãs Bia e Didã, em bairros de São Luís.

Com formação nas artes cênicas, Heriverto Nunes carrega em seus shows um pouco do recurso performático que utiliza no teatro, tendo no currículo representação em muitas peças e monólogos. Seus shows não são apenas para se escutar ou dançar, mas também para ver, assistir. Traz, em suas músicas, a cultura brasileira, em especial a afro e a maranhense, reveladas em seus versos. l

Serviço

O quê

Show “Fossa Nova”

Quando

Amanhã, às 20h

Onde

Cumidinha de Buteko (Cohajap)

Ingressos: R$ 20,00

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.