Eleição

Deputados começam a definir nomes para a Mesa da AL

Pelo menos sete nomes já são considerados confirmados nos bastidores por deputados governistas e oposicionistas; Blocão definirá últimas vagas hoje

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Deputados devem escolher nesta quarta-feira os novos membros da Mesa
Deputados devem escolher nesta quarta-feira os novos membros da Mesa (Plenário da Assembleia)

A um dia da eleição antecipada para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pelo menos sete deputados estaduais já aparecem com os seus nomes confirmados na nova composição de direção da Casa.

O presidente, deputado Humberto Coutinho (PDT) e o primeiro vice-presidente, Othelino Neto (PCdoB), são os únicos parlamentares com a reeleição já garantida, após intervenção do Poder Executivo junto à base governista.

Não há ainda, definição de cargos para Mesa, apenas de nomes indicados por bancadas e blocos.

O Partido Verde, que na atual composição integra a Mesa com o deputado Edilázio Júnior - na condição de primeiro secretário -, conseguiu a manutenção de uma vaga. O indicado é o líder da bancada no Legislativo, deputado Adriano Sarney.

Já o Bloco Parlamentar de Oposição trabalha com dois nomes para uma vaga: Roberto Costa (PMDB) e Nina Melo (PMDB). Costa tem interesse no posto e caso não haja objeção de Nina Melo, é ele quem deve ficar com a indicação do colegiado.

Roberto Costa foi quem articulou a composição do bloco, e consequentemente, a garantia de uma vaga na Mesa, por isso a preferência para o posto.

O Bloco União Parlamentar, liderado pelo deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), tem a prerrogativa de indicar dois nomes para a Mesa. Josimar ocupará uma das vagas e o deputado Stênio Rezende (PMB) a outra.

O Bloco Parlamentar Unidos pelo Maranhão, o Blocão, por sua vez, maior colegiado da Casa, poderá indicar cinco nomes.

Além de Humberto Coutinho e de Othelino Neto, há a indicação de Fábio Macedo (PDT) já assegurada e a tendência de indicação do deputado Zé Inácio (PT). Sobre esse último, apesar de ainda não ter sido confirmado, a informação é de que ele é um dos mais cotados para uma vaga.

Caso a indicação de Zé Inácio se consolide, faltaria apenas uma vaga para a Mesa. Até o fechamento desta edição, contudo, o Blocão ainda não havia definido qual nome ocuparia a última vaga. A expectativa é de que os parlamentares entrem em acordo hoje pela configuração da Mesa.

O líder do Governo no Parlamento, deputado Rogério Cafeteira (PSC), demonstrou interesse por uma das vagas. O nome dele foi cogitado nos bastidores. A tendência, no entanto, é de que ele permaneça na liderança do Executivo ao longo do ano.

Direção – Na atual composição, a direção da Assembleia Legislativa tem como presidente, Humberto Coutinho; primeiro vice-presidente, Othelino Neto; segundo vice-presidente, Glalbert Cutrim (PDT); terceiro vice-presidente, Valéria Macedo (PDT) e quarto vice-presidente, Graça Paz (PSL). Na primeira secretaria está o deputado Edilázio Júnior (PV); na segunda o deputado Carlinhos Florêncio (PHS); na terceira secretaria o deputado Cesar Pires (DEM) e na quarta a deputada Francisca Primo (PT).

Quadro

Bloco Unidos pelo Maranhão [Blocão]

Humberto Coutinho (PDT), Othelino Neto (PCdoB), Fábio Macedo (PDT), Zé Inácio (PT)* e uma última vaga.

Bloco União Parlamentar

Josimar de Maranhãozinho (PR) e Stênio Rezende (PMB)

Bloco de Oposição

Roberto Costa (PMDB) ou Nina Melo (PMDB)

Partido Verde (PV)

Adriano Sarney

*Nome apenas cotado

Eleição da Mesa deverá ocorrer amanhã

A Assembleia Legislativa promulgou na manhã de ontem o Projeto de Resolução Legislativa nº 781/2016, que regulamenta a antecipação da eleição da Mesa Diretora da Casa. O pleito deverá ocorrer amanhã, em sessão extraordinária.

O presidente da Casa, deputado Humberto Coutinho (PDT), leu o texto da resolução e o edital de convocação para a eleição.

“A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, no uso das suas atribuições legais, tendo em vista o artigo 7 do Regimento Interno, alterado pelas Resoluções Legislativas nº 661/2012 e 781/16, convoca uma sessão preparatória a realizar-se no próximo dia 10 de março de 2016, às 11h30 para a eleição da Mesa Diretora do Biênio da 18ª Legislatura, que tomará posse no dia 1º de fevereiro de 2017. A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, 8 de março de 2016. Assina, Humberto Coutinho, Presidente”, leu o texto.

Na semana passada o projeto havia sido votado e aprovado em primeiro turno. Ontem, foi novamente aprovado, por unanimidade, em segundo turno, para poder ir à promulgação.

O projeto tramitava na Casa desde o dia 3 de fevereiro, data em que foi protocolado pelo deputado Ricardo Rios (PEN). Curiosamente, o nome do parlamentar não foi cogitado por nenhum membro da base governista ou de oposição, para a ocupação de vaga na Mesa. Mas, como ainda há indefinição em relação a uma vaga, pode ser que o parlamentar consiga pleitear o posto.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.