Barganha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

A oposição foi ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, pedir pressa no julgamento dos embargos ao acórdão sobre o rito do impeachment. Lewandowski aproveitou e pediu apoio para o reexame do teto salarial do funcionalismo e do reajuste do Judiciário. O Planalto as trata como pautas-bomba. Só o reajuste do Judiciário, alerta o Planejamento, ampliaria em R$ 5,3 bilhões os gastos em 2017.

O recado da Verde-Oliva para Lula
Depois do bispo-auxiliar da Arquidiocese de Aparecida, dom Darci José Nicioli, agora é a vez da emissora do Exército, a rádio Verde-Oliva, criticar o pronunciamento do ex-presidente Lula. Nos intervalos de sua programação, a rádio reproduz frase do filósofo britânico Bertrand Russell: “Nenhuma opinião deveria ser defendida com fervor desvairado. Ninguém defende fervorosamente que 7 x 8 = 56, pois isso é óbvio. O fervor exaltado se faz necessário quando se trata de sustentar uma opinião que é duvidosa ou falsa...”. Após depor na PF, Lula anunciou que fará uma caravana pelo país para se defender.

Unidos
A oposição e o governo se uniram ontem na Câmara. Os dois lados obstruíram. A oposição quer a Casa parada até o STF decidir o rito do impeachment. O governo quer evitar a votação de pautas-bomba, como a PEC da Saúde.

Desencanto
O ministro Ricardo Berzoini caiu na boca do povo. Líderes aliados dizem que o secretário de Governo não tem o respaldo necessário no Planalto. Avaliam que ele começou bem, mas está ficando igual aos outros. Um deles comentou que ele fala, fala, mas parece que ninguém o escuta na Casa Civil e no gabinete da presidente Dilma.

Mais veemência
Deputados do PSDB queriam cobrar firmeza de Aécio Neves na defesa do impeachment. Eles jantariam hoje. Aécio desmarcou. Num encontro na segunda-feira, Vitor Lippi disse que o partido não pode passar a imagem que tem algo a temer.

Contradição
O PT, a CUT e outros movimentos sociais têm declarado apoio à presidente Dilma. Mas, ao mesmo tempo, ironiza um cientista político, se colocam contra a agenda de medidas de ajuste fiscal do governo. Ontem, reunidos com o ministro Nelson Barbosa, eles voltaram a dizer não à realização de uma reforma da Previdência.

Estranho
O grupo MBL está usando as redes sociais para atacar “Pezão e Picciani”. Afirma que há um “desastre na saúde pública, enquanto gasta-se com Olimpíada”. Os jogos são patrocinados pela capital do Rio, cujo prefeito é Eduardo Paes.

Salvar a pele
A crise aumenta, e a bancada petista na Câmara se distancia do governo Dilma. Nesta semana, na troca de mensagens entre os deputados, fica claro que eles já fizeram suas opções. A prioridade da maioria é se reaproximar de sua base social.

A REUNIÃO da bancada governista com os ministros da coordenação política no Planalto, ontem, teve uma pauta única: o risco do impeachment.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.