Especial Mulher

Cresce a participação das mulheres no Brasil

Dados do IBGE mostram que elas representam a maioria da população no país, ocupam a cada dia mais espaço no mercado de trabalho e têm maior responsabilidade no seio familiar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

É inegável a importância adquirida pelas mulheres na atual sociedade brasileira. E os números recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) comprovam isso. De acordo com o órgão, pelo menos 27,7 milhões de lares no país são chefiados por pessoas do sexo feminino.

Ainda de acordo com o IBGE, 42,4 milhões de mulheres no país tinham algum tipo de ocupação em 2014. Entre 2004 e 2014, o índice de pessoas do sexo feminino que administram um lar passou de 29,4% para 39,8%.

Além de desempenharem um novo papel na sociedade, as mulheres também amadureceram no quesito empreendedorismo. Segundo o instituto, a participação feminina na abertura de novos negócios é de 52%. Esse dado reflete a presença territorial deste tipo de público no país, em consonância com a distribuição de riquezas no país. De acordo com a pesquisa, 55% das mulheres estão na Região Sudeste, seguida por Sul (19%), Nordeste (17%), Centro-Oeste (8%) e Norte (4%).

Outro dado que reforça a participação feminina é em relação ao cargo em que a presença de mulheres é mais comum. Segundo o IBGE, o número de mulheres que seguiram a carreira de gerentes cresceu 82% nos últimos anos.

Além da gerência, cargos como presidente, diretor, supervisor e coordenador também tiveram elevação quanto à participação feminina. No caso da função de supervisora, por exemplo, o percentual de mulheres que desejam seguir esta carreira cresceu 79,4%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.