Maranhão

1.461 motoristas foram autuados por infringir a Lei Seca este ano no MA

Em média, 21 condutores foram enquadrados diariamente nos primeiros meses deste ano no Maranhão por dirigirem sob o efeito de álcool

Thiago Bastos / Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Bafômetro é utilizado durante blitz para verificar se condutor ingeriu bebida alcoólica
Bafômetro é utilizado durante blitz para verificar se condutor ingeriu bebida alcoólica (Bafômetro)

Em média, 21 motoristas fo­ram autuados por dia por violar a Lei Seca em to­do o Maranhão, nes­te ano. Segundo a Companhia de Polícia Militar Rodoviária Independente (CPRv Ind), no total, 1.461 motoristas já foram enquadrados pela legislação este ano, número equivalente a 94% do registrado durante todo o ano de 2015, quan­do foram punidos 1.561 condutores.
Do total de infrações auferidas pela ingestão indevida de álcool no Maranhão, 90% foram registradas na Região Metropolitana de São Luís. Somente nos 29 dias de fevereiro deste ano, foram realizados 4.276 testes de bafômetro no estado. Outros 722 motoristas não aceitaram ser submetidos ao procedimento. Um dos fatores apontados para estes dados foi o trabalho desenvolvido de fiscalização durante o Carnaval, quan­do 375 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool somente na capital maranhense.
O comandante responsável pela CPRv Ind, major Augusto Magalhães, citou que o alto índice de motoristas autuados pela Lei Seca este ano se deve à intensificação das fiscalizações. “Por meio de iniciativas, como a [operação] Tolerância Zero, por determinação do Governo do Maranhão, foi possível elevar o cerco contra os motoristas que não tenham a consciência de que dirigir embriagado é uma péssima combinação”, disse.
Ainda de acordo com o coman­dante, as ações têm como prioridade, em São Luís, as avenidas com maior fluxo de veículos, especialmente nos fins de semana. “Já foram feitas fiscalizações em locais como as avenidas Daniel de La Touche, Jerônimo de Albuquerque, entre outras. No entanto, é preciso ressaltar que a operação engloba toda a cidade e que qualquer via está sujeita à fiscalização”, ressaltou.
O motorista que for flagrado conduzindo veículo sob efeito de álcool estará sujeito ao pagamento de multa, no valor de R$ 1.915,40, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e suspensão do documento por 12 meses. O limite máximo, conforme a legislação, de concentração de álcool no sangue é de 0,30 mg por litro. O condutor flagrado também poderá receber punição relativa a prazo de detenção, que variaria – dependendo da gravidade da ocorrência – entre seis meses e três anos.

Números

1.461 motoristas foram flagrados pela Lei Seca este ano no MA

1.915,40 é o valor da multa ao motorista que desobedecer a legislação vigente

“ Por meio de iniciativas, como a [operação] tolerância zero, por determinação do Governo do Maranhão, foi possível elevar o cerco contra os motoristas que não tenham a consciência de que dirigir embriagado é uma péssima combinação”

Major Augusto Magalhães, comandante responsável pela CPRv Ind

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.