Eleição nos EUA

Trump, Ted Cruz, Hiliary e Sanders se consolidam para disputa

Prévias democratas e republicanas em cinco estados americanos no sábado tiveram ganhadores e perdedores para além da contagem de votos

Agência Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Estados Unidos - A etapa das prévias eleitorais norte-americanas nos estados de Kentucky, Louisiana, Kansas, Maine e Nebraska, conhecida como Supersábado, registrou mais uma vitória do empresário Donald Trump e do senador Ted Cruz, que assim consolidam a liderança pelo direito de representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em novembro deste ano.

O resultado, que só foi conhecido na madrugada de ontem, também confirmou a continuidade da ex-secretária de Estado Hillary Clinton e do senador Bernie Sanders na disputa para representar o Partido Democrata no pleito que vai decidir quem sucederá o presidente Barack Obama.

"Já tive muitas competições em toda a minha vida", disse Trump, ao comemorar a vitória nos estados de Kentucky e Louisiana. "Não há nada tão emocionante como esta (vitória)", acrescentou. Ted Cruz ganhou nos estados de Kansas e Maine, contrariando pesquisas que davam vitória para Trump. "O que estamos vendo em Kansas (e em Maine) é uma manifestação de uma verdadeira mudança no impulso (do eleitorado)", disse Cruz, indicando com isso que é uma alternativa forte dentro do Partido Republicando ao até agora favorito Trump.

No lado democrata, Bernie Sanders saiu com vantagem em relação a Hillary Clinton. Enquanto ele registrou vitórias em Kansas e Nebraska, Hillary Clinton venceu as primárias de Louisiana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.