Páscoa

Fiéis católicos lotam Igreja da Sé no quarto domingo de Quaresma

Iniciado na Quarta-feira de Cinzas, o período antecede a principal celebração do cristianismo: a Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50
Padre César de Sousa convoca fiéis a viverem o sentido da Páscoa
Padre César de Sousa convoca fiéis a viverem o sentido da Páscoa (Padre Cesar)

SÃO LUÍS - É principalmente durante a Quaresma que os ritos da Igreja Católica ganham força. Aos domingos, as missas celebradas na Catedral da Sé têm atraído uma grande quantidade de fiéis. Nas celebrações, o padre César de Sousa tem chamado a atenção dos fiéis para a reflexão nesse período de preparação para a Páscoa.

Ontem foi o quarto domingo da Quaresma e os fiéis lotaram a catedral metropolitana. Durante as celebrações, o padre César de Sousa convocou os fiéis a viverem o verdadeiro sentido da Páscoa e o período que a antecede. “A Quaresma é um caminho longo de arrependimento, de conversão dos nossos pecados, de reconciliação com Deus e com os irmãos. É o tempo que nos prepara para celebrarmos a Semana Santa, o mistério pascal de Jesus”, declarou o pároco.

O padre chamou a atenção ainda para Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24). “A Terra é a nossa casa comum. Deus criou tudo mundo lindo, maravilhoso no começo. Agora o planeta está mal por causa das nossas irresponsabilidades. Por isso, a campanha nos chama para as questões ambientais e o saneamento básico”, explicou ele.

Além desse tema, o padre abordou também o Jubileu Ano Santo da Misericórdia, anunciado pelo Papa Francisco por meio da Bula de Proclamação Misericordia e Vultus (O Rosto da Misericórdia).

Programação
A programação da Quaresma e Semana Santa tem início no dia 12 (sábado) com a Procissão da Fugida. Já no domingo, será realizada a Procissão do Encontro.

Na semana seguinte, acontecem a Missa dos Santos Óleos, momento em que se abençoa o óleo do batismo e dos enfermos e se consagra o Santo Crisma, no dia 17. Nos dias 19 e 20 (sábado e domingo), serão realizadas as missas de ramos da paixão com procissão às 17h no entorno da catedral. São benzidos os ramos que deverão ser queimados na Quarta-feira de Cinzas de 2017.

Já na Semana Santa, a catedral conta com a Missa da Ceia do Senhor e início do Tríduo Pascal na quinta-feira, dia 24. No dia 25, acontece a Via Sacra dentro da própria igreja, narrativa da paixão do Senhor e procissão do senhor morto, que passa pelas ruas do Egito, da Paz, do Sol e retorna para a catedral.

As celebrações se encerram com a vigília pascal no Sábado Santo e a missa do domingo de Páscoa, no dia 27.

SAIBA MAIS

A Páscoa é precedida pela Quaresma. A última semana, a Semana Santa, contém o chamado Tríduo Pascal, incluindo a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia, a cerimônia do
Lava-pés e também a Sexta-Feira Santa, que relembra a crucificação e morte de Jesus. Após o Domingo de Páscoa vem o período de cinquenta dias que se estende até o Domingo de Pentecostes, a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.